• Início
  • Notícias
  • Hospital da Unimed JP realiza transplante de fígado com sucesso

Notícias

Hospital da Unimed JP realiza transplante de fígado com sucesso

Publicada em 02/03/2022 às 08h30

Hospital da Unimed JP realiza transplante de fígado com sucesso

“Receber a ligação com a notícia que tinha um fígado para mim foi ver um milagre acontecer”. Hildenêr Lucena da Costa, de 62 anos, se emociona ao falar sobre a oportunidade de continuar vivendo, depois de um transplante de fígado realizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, no dia 3 de fevereiro. 

Pai de três filhos, avô de quatro netos, ele se viu “obrigado” a se aposentar, mesmo sem querer parar de trabalhar, pois sua saúde só foi agravada a partir de 2014, quando começou a apresentar problemas no fígado.

O médico procurado foi o cooperado da Unimed João Pessoa, José Eymard, que também atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Meu tratamento era para evitar que meus problemas agravassem, mas fui perdendo a qualidade de vida e cada vez surgindo mais problemas”.

Com o agravamento do quadro de saúde o médico comunicou que ele entraria na fila de transplante. “Foi aí que comecei a ser atendido no ambulatório de Unimed, mesmo sendo um procedimento do SUS. Entrei na fila do transplante em 20 de dezembro, depois de realizar muitos exames”, lembrou.

A LIGAÇÃO MAIS IMPORTANTE

“Quando Dr. Eymard me ligou e disse que havia um fígado para mim, foi mais uma comprovação do milagre de Jesus em minha vida. Fiquei imensamente feliz, mas também temeroso do que estava por vir”.

O transplante foi realizado no dia 3 de fevereiro e a alta hospitalar veio no dia 12. “De forma impressionante estou muito bem. A equipe da Unimed cuidou de mim da melhor forma possível. Ter um hospital preparado, equipe médica, pré e pós-cirúrgico de excelência fez a diferença. Todos da equipe estavam preocupados com meu bem-estar. Uma nota 10 não seria suficiente para descrever a competência dessas pessoas”.

Seu Hildenêr tem, ainda, um recado a todas as pessoas, especialmente aos familiares que se encontram em uma situação delicada em que precisam definir a doação de órgãos: “Quando existir a possibilidade de uma doação, faça. Vocês estarão salvando famílias”.

TRANSPLANTE NO ALBERTO URQUIZA

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley está apto a realizar transplante de coração, fígado e rim. São pacientes encaminhados do SUS, que começam a ser atendidos no Ambulatório da Unimed JP, que fica no Hospital Alberto Urquiza. Os pacientes que estão na fila do transplante são acompanhados por um médico especialista, que participará do transplante e de uma enfermeira especializada.