• Início
  • Notícias
  • Inteligência artificial vai levar à personalização da medicina

Notícias

Inteligência artificial vai levar à personalização da medicina

Publicada em 04/04/2024 às 14h38

Linda Carvalho recebeu os professores Guido Lemos e Denio Mariz para um bate-papo sobre inovação e inteligência artificial na saúde Linda Carvalho recebeu os professores Guido Lemos e Denio Mariz para um bate-papo sobre inovação e inteligência artificial na saúde

A pandemia acelerou a inovação tecnológica e, desde então, as mudanças estão ocorrendo em um ritmo cada vez maior. A área da saúde é uma das mais impactadas e muitas novidades estão previstas para os próximos anos – talvez, meses. A inovação e a inteligência artificial na área da saúde são o tema do episódio dessa semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa.

Para o bate-papo, a apresentadora Linda Carvalho recebeu dois especialistas na área: os professores e pesquisadores Guido Lemos e Denio Mariz, que estão dando apoio à Unimed João Pessoa no desenvolvimento do Med.Minds, o programa de inovação aberta do plano de saúde.

De acordo com eles, um dos maiores avanços ocorrerá na predição - capacidade de prever o risco de desenvolvimento de doenças ou de eventos adversos à saúde -, o que possibilitará a personalização da medicina. Hoje, geralmente, um mesmo medicamento é administrado para as mesmas pessoas que apresentam determinado problema de saúde. Com os dados coletados por meio da inteligência artificial, no futuro, o medicamento poderá ser desenvolvido, especificamente, para o indivíduo.

Os convidados também abordaram um tema que levanta debates na área médica, se a máquina vai substituir o médico. Eles acreditam que não. Para eles, as novas tecnologias são mais uma ferramenta que vão contribuir para o avanço da medicina.

Durante a conversa, Guido Lemos, que é secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa, e Denio Mariz, que é diretor de Projetos e Inovação da mesma pasta, trouxeram várias outras reflexões sobre o futuro das empresas, a importância da integração entre iniciativa pública e privada, o impacto das inovações no dia a dia das pessoas, entre outros assuntos.

ONDE ASSISTIR

Produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” tem como proposta divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina, além de trazer novidades sobre a Unimed João Pessoa.

Novos episódios são publicados toda quinta-feira no YouTube e no Spotify, e também ficam disponíveis aqui no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível interagir com a equipe.