• Início
  • Notícias
  • Líder no setor de saúde suplementar, Unimed JP investe no incentivo ao ensino e pesquisa na área médica

Notícias

Líder no setor de saúde suplementar, Unimed JP investe no incentivo ao ensino e pesquisa na área médica

Publicada em 08/03/2024 às 07h

Residência foi implantada no HAUW em 2020, com especializações em Medicina Intensiva e Clínica Médica. Atualmente, são dez participantes Residência foi implantada no HAUW em 2020, com especializações em Medicina Intensiva e Clínica Médica. Atualmente, são dez participantes

Com uma carteira de aproximadamente 168 mil clientes, a Unimed João Pessoa reúne entre seus 1,7 mil médicos cooperados alguns dos maiores especialistas da Paraíba e oferece a melhor estrutura de atendimento médico-hospitalar privada do estado. Esse diferencial já posiciona o plano como líder de mercado e referência em saúde. Mas, nos últimos anos, a Unimed João Pessoa vem ampliando ainda mais a importância para a medicina paraibana, com incentivo ao ensino e pesquisa na área.

No ano passado, a Cooperativa trouxe para João Pessoa um polo da Faculdade Unimed, mas o interesse em ensino e pesquisa começou bem antes. Desde 2020, a Unimed João Pessoa oferece para os estudantes de medicina o Programa de Residência da Unimed João Pessoa nas especialidades de Clínica Médica e Medicina Intensiva. O objetivo é contribuir com a formação profissional dos novos médicos, entregando ao mercado profissionais qualificados.

E mais quatro residentes foram integrados ao programa na última segunda-feira (4). São dois ingressos na residência em Medicina Intensiva, que tem duração de três anos; e outros dois em Clínica Médica, com duração de dois anos. Ao todo, somando os ciclos anteriores, são 10 residentes no HAUW, que é o maior hospital privado da Paraíba, referência em alta complexidade e pioneiro em diversos procedimentos no estado.

BENEFÍCIO PARA A SOCIEDADE

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, comentou que a residência é uma forma de qualificar os profissionais e, assim, melhorar a rede assistencial não só da Cooperativa, mas de toda a sociedade. “Nós procuramos fazer uma medicina autônoma, eficiente e de excelência, embasada na Ciência. No Hospital Alberto Urquiza, temos excelentes professores e pesquisadores que vão contribuir para a formação dos residentes”, disse. “Eles não só vão entender como funciona a atividade médica, mas como funciona o hospital e a Cooperativa, aprimorando a atuação profissional”, afirmou.

O coordenador do programa, André Telis, reforçou que a implantação das residências é mais uma forma da Unimed JP contribuir para que a população tenha no mercado profissionais capacitados e com formação humanizada. “O programa de residência eleva o grau de excelência que já é dado pela Unimed JP para a população”, afirmou. “A Unimed JP tem investido em ensino e pesquisa desde a pandemia e se consolidando como um centro formador de especialistas”, declarou.

FORMAÇÃO DE QUALIDADE

O Programa de Residência Médica da Unimed JP é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Pilar Ensino e Pesquisa do Instituto Unimed João Pessoa, braço social do plano de saúde. O presidente do instituto, João Modesto Filho, lembrou que esse é um passo importante na formação dos médicos e que as experiências vivenciadas na residência podem despertar o interesse pela pesquisa acadêmica. “Esse é um período de educação e treinamento muito mais intenso e que, muitas vezes, a partir daí o indivíduo vai ter a capacidade de seguir uma vida acadêmica ou mesmo na vida profissional, fazendo aquilo que gosta e com qualidade”, complementou João Modesto.

O estudante Guilherme Pires foi um dos ingressos na residência este ano. Para ele, que se especializará em Medicina Intensiva, essa nova etapa é uma realização profissional. “Nós lidamos com os pacientes mais críticos dentro da área médica. Então, o desafio, a complexidade e também a recompensa de você poder ajudar um paciente nessa situação a ter alta da UTI e voltar para a sua família me conquista”, disse.

Aluno da primeira turma de residentes em Medicina Intensiva do HAUW, João Pedro Quintans concluirá a especialização em 2025. Ele reforça que o aprendizado acumulado ao longo dessa jornada será essencial para sua atuação. “O sentimento de ser bem acolhido e o aprendizado são constantes. Estamos aprendendo com pessoas maravilhosas e dedicadas a transmitir muito conteúdo e a formar profissionais capacitados e pessoas humanizadas, acima de tudo”, disse João Pedro.

Além de aprender no dia a dia com médicos que são referência em suas áreas, alguns dos residentes ainda recebem bolsa e auxílio-moradia. Tudo custeado pela Unimed João Pessoa.