• Início
  • Notícias
  • Mulheres receberão acompanhamento médico para triagem de câncer de mama

Notícias

Mulheres receberão acompanhamento médico para triagem de câncer de mama

Publicada em 26/10/2023 às 14h51

Pacientes farão consultas e exames de triagem de câncer de mama Pacientes farão consultas e exames de triagem de câncer de mama

Um grupo de mulheres residentes em algumas comunidades de João Pessoa será beneficiado com acompanhamento para a triagem do câncer de mama. Durante o período de um ano, a contar deste mês, elas serão atendidas por mastologistas do projeto Mãos que Apoiam, iniciativa do Instituto Unimed João Pessoa, braço socioambiental da Unimed João Pessoa. O lançamento da ação foi realizado nessa quarta-feira (25), no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, e integra as ações da Unimed JP na campanha Outubro Rosa.

O projeto, que está na sua quarta edição e vai atender 20 mulheres. Elas serão atendidas pelas mastologistas Tarciane Campos, Lakymê Bandeira e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária as pacientes do projeto. Durante o evento, as mastologistas explicaram como vão funcionar os atendimentos e esclareceram dúvidas sobre o câncer de mama.

“Essas mulheres foram selecionadas conforme os fatores de risco e nós faremos o acompanhamento clínico ao longo de um ano. É um trabalho voluntário e um apoio importante para que essas mulheres possam se cuidar com mais atenção”, disse a mastologista Tarciane Campos.

O presidente do Instituto Unimed João Pessoa, João Modesto, lembrou que o Mãos que Apoiam tem feito a diferença na vida de muitas mulheres e que é uma ação bem recebida nas comunidades. “Sempre estamos em diálogo com as comunidades e realizando atividades que promovem saúde e bem-estar para os moradores. E esse projeto é mais uma ação social importante do Instituto”, acrescentou.

Ilderleide Ferreira, de 46 anos, está entre as mulheres selecionadas este ano para participar do acompanhamento médico. Após perder a avó e uma prima para o câncer de mama, ela afirmou que vai redobrar a atenção com a saúde. “Faço a mamografia todos os anos. Mas, nunca fiz um acompanhamento completo. Espero que dê tudo certo, que eu não tenha nada e fique mais tranquila. A gente tem que se cuidar sempre”, disse Ilderleide, moradora da comunidade São Rafael, no bairro da Torre.

AÇÃO SOCIAL

O projeto Mãos que Apoiam é uma realização do Instituto Unimed João Pessoa e é voltado para atender mulheres, com mais de 40 anos, de comunidades de diversos bairros de João Pessoa. Ao longo de 12 meses, as pacientes selecionadas farão consultas com as médicas voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP.