• Início
  • Notícias
  • Nutricionista dá dicas para aproveitar festa junina com mais saúde

Notícias

Nutricionista dá dicas para aproveitar festa junina com mais saúde

Publicada em 12/06/2023 às 14h56

Oficina vai dar dicas sobre substituição de ingredientes nos pratos típicos Oficina vai dar dicas sobre substituição de ingredientes nos pratos típicosFoto: Freepik

Nesta época do ano é praticamente impossível resistir às comidas típicas juninas. Basta uma ida aos supermercados, padarias e nas feiras livres para conferir as delícias feitas com o protagonista da festa: o milho. Mas, calma, é possível aproveitar os pratos típicos de forma saudável e equilibrada. A nutricionista da Unimed João Pessoa, Paula Bacalhau, dá dicas para participar dos banquetes de São João com mais saúde, como substituir alguns ingredientes, beber bastante líquido e apostar em alimentos mais naturais.

“As festas juninas são um período com muita fartura de comida de milho e algumas pessoas podem exagerar. Não apenas nas calorias, mas na qualidade dos alimentos que podem influenciar negativamente na saúde. Mas, é possível aproveitar, fazendo algumas substituições ou adaptações nos pratos típicos, como substituição no tipo de gordura utilizada, utilização de adoçante culinário ao invés do açúcar tradicional e adição de fibras para tornar esses alimentos mais saudáveis”, sugere Paula Bacalhau.

Outra dica da nutricionista é se alimentar antes de sair para as festas. “Quando a gente vai pra alguma festividade e não se alimenta antes de sair há grandes chance de ficar com fome e cair na tentação e exagerar no consumo dos alimentos ou de bebidas. Por isso, sempre recomendamos fazer uma refeição antes, e mais saudável”, reforça. Ela lembra ainda sobre manter o equilíbrio ao se alimentar nas festas, não exagerando em um só dia para se privar das refeições no dia seguinte ou no dia que antecede a festa. “É importante manter o equilíbrio, não exagerar nos pratos, optar por alimentos mais saudáveis e naturais, como o milho cozido. Além disso, deve-se observar o aspecto desses alimentos (aparência, textura, sabor, cheiro) para evitar contaminação por microorganismos”, recomenda.

OFICINA GRATUITA

Dicas e mais orientações sobre como aproveitar as festas juninas com saúde serão apresentadas na oficina “Comidas típicas – adaptações saudáveis”, que será ministrada no próximo dia 14, das 14h às 15h, de forma on line, por Paula Bacalhau. CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR.