• Início
  • Notícias
  • Obesidade é maior em quem tem entre 45 e 54 anos; veja como evitar problema

Notícias

Obesidade é maior em quem tem entre 45 e 54 anos; veja como evitar problema

Publicada em 21/07/2023 às 16h53

Fazer atividades físicas e aderir à alimentação saudável são passos fundamentais para combater o sobrepeso e a obesidade Fazer atividades físicas e aderir à alimentação saudável são passos fundamentais para combater o sobrepeso e a obesidadeFoto: Freepik

O sobrepeso e a obesidade afetam mais da metade dos brasileiros (56,8%), conforme estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. São indivíduos com índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 25 – o indicado seria até 24.9. Na faixa etária entre 45 e 54 anos, o percentual sobe para 68,5%; entre os jovens, com idade de 18 a 24 anos, cai um pouco: 40,3%.

A realidade é preocupante e considerada um problema de saúde pública. O sobrepeso e a obesidade levam a outras doenças, como hipertensão e diabetes, e o “melhor tratamento” é bem conhecido: a adoção de hábitos que melhorem o bem-estar físico e mental, como alimentação saudável e prática de atividades físicas.

COMO COMEÇAR

O gastroenterologista Heraldo Rocha, gestor de Atenção Primária à Saúde da Unimed JP, orienta que é preciso que a pessoa entenda a importância de inserir alimentos saudáveis na rotina, ainda que de forma gradual e junto com outros alimentos que sejam do seu paladar preferencial. “Assim, ficará mais fácil a adaptação ao novo cardápio”, ensina.

Para começar a mudar os hábitos alimentares, o médico sugere ainda fazer refeições fracionadas, que deixam o organismo nutrido e evitam os exageros na hora de comer. E ele dá uma dica sobre o consumo de doces: “É mais interessante o consumo de doces naturais, em pequena quantidade, do que doces com açúcar sintético. Sabe-se que o uso regular de adoçantes sintéticos pode contribuir para o desequilíbrio da flora intestinal, que é um dos possíveis mecanismos envolvidos com a obesidade”, explica.

A pesquisa da UFPel aponta que o consumo de verduras e legumes ainda é baixo: apenas 45,5% incluem esses alimentos na dieta cinco vezes ou mais na semana, sendo os idosos os mais adeptos. O cenário se repete com relação à ingestão de frutas: 41,8% dos brasileiros têm frutas na dieta cinco vezes ou mais por semana e os idosos são maioria. “Recomenda-se que as frutas sejam consumidas em sua forma natural, em função de suas fibras, importante fonte para diminuição da absorção do excesso de frutose, como para formação das fezes”, lembra Heraldo Rocha.

MOVIMENTE O CORPO

Além das mudanças na alimentação, praticar alguma atividade física, mesmo de menor intensidade, ajuda na prevenção da obesidade. O importante é encontrar alguma prática que a pessoa se identifique para se sentir motivado a continuar.

Os exercícios ajudam a melhorar a saúde mental e a qualidade do sono, fatores importantes para a prevenção e também tratamento de quem tem sobrepeso. “A reeducação alimentar é o recurso mais valioso para o controle do peso. No entanto, a atividade física regular e o equilíbrio mental são fatores que não podem estar ausentes nesse processo”, reforça o gastroenterologista Heraldo Rocha.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Maior plano de saúde da Paraíba com uma carteira de mais de 164 mil clientes, a Unimed João Pessoa tem um programa voltado especialmente para estimular a prática de hábitos saudáveis em seus beneficiários. Entre as iniciativas, estão os grupos de educação em saúde.

Um deles é o grupo Equilíbrio do Corpo, que promove oficinas que orientam sobre como manter um peso saudável sem prejudicar a qualidade de vida. As vagas são exclusivas para os clientes.

A agenda é divulgada mensalmente no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br), na aba “Viver Melhor”, e nas redes sociais. A programação até agosto já está disponível. As inscrições são gratuitas e feitas de forma on line, pelo Portal Unimed JP.