• Início
  • Notícias
  • Obstetras explicam importância da atividade física na gravidez e orientam como praticar de forma segura

Notícias

Obstetras explicam importância da atividade física na gravidez e orientam como praticar de forma segura

Publicada em 21/09/2023 às 13h

Obstetras Yara Villar e Ana Emília Lins falaram sobre atividade física na gestação, cuidados nutricionais e parto adequado Obstetras Yara Villar e Ana Emília Lins falaram sobre atividade física na gestação, cuidados nutricionais e parto adequadoFoto: Assessoria

A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e no caso das grávidas não é diferente. Mas, é preciso cautela para o tipo de atividade e deve-se considerar também as particularidades da gestante. Este assunto foi abordado no “Sem Contraindicação” desta semana, o videocast da Unimed João Pessoa que teve como tema Parto Humanizado. A apresentadora Linda Carvalho recebeu as obstetras Yara Villar e Ana Emília Lins. Para assistir ao episódio clique aqui.

A atividade física, no caso da gestante, pode ser realizada de acordo com a rotina da mulher e o quadro de saúde dela ao longo da gravidez. “Se a mulher já vem fazendo uma atividade física, ela deve manter, desde que não tenha uma ameaça de abortamento, placenta baixa, sangramento”, explicou a obstetra Yara Villar, que também é coordenadora médica da Maternidade Josvaldo Rodrigues Ataíde, que fica no Hospital Aberto Urquiza Wanderley.

Entre os benefícios da atividade física para as gestantes, estão a melhora nas funções respiratórias e cardiovascular, alongamento da musculatura e retenção de líquido. “É bom porque a gestante não vai ganhar tanto peso. Claro que [o recomendável é fazer] uma atividade física própria para a gestante. Nada com exagero”, comentou a obstetra Ana Emília Lins.

Ainda falando em sobrepeso, as médicas alertaram sobre os cuidados que as mulheres devem ter durante a gravidez para evitar problemas como a diabetes gestacional, que também afeta a saúde do bebê. “O tratamento de primeira linha é atividade física diária e uma dieta balanceada passada pela nutricionista”, recomendou Yara Villar.

SAÚDE E BEM-ESTAR

O videocast “Sem Contraindicação” é publicado nos canais da Unimed João Pessoa no YouTube e no Spotify, às quintas-feiras, ao meio-dia. O conteúdo traz sempre temas relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar e conta com dois convidados.

Todas as informações sobre o programa estão no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde também ficam disponíveis os links para acesso aos canais da Unimed JP no YouTube e no Spotify, além de espaço para as pessoas enviarem sugestões para o programa.

O “Sem Contraindicação” é produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa.