• Início
  • Notícias
  • Organização e empenho: veja dicas para planejar suas metas para 2024

Notícias

Organização e empenho: veja dicas para planejar suas metas para 2024

Publicada em 29/12/2023 às 14h44

Trabalhar o autoconhecimento e estipular prazos para o alcance dos objetivos ajudam no processo de organização Trabalhar o autoconhecimento e estipular prazos para o alcance dos objetivos ajudam no processo de organização

Se você é daquelas pessoas que aproveitam a chegada do novo ano para traçar objetivos, sejam pessoais ou profissionais, tenham em mente duas estratégias: refletir sobre a importância ou sentido do que quer alcançar e planejar as iniciativas quer terá que fazer para conseguir.

O psicólogo do Espaço Vida da Unimed João Pessoa, Henrique Cândido, lembra que antes de começar as traçar as metas é importante fazer uma autoavaliação sobre o que se deseja conquistar no novo ano. Segundo ele, essa reflexão vale também para reprogramar objetivos planejados para o ano que passou, mas que não foram concretizados. “Os objetivos que não foram alcançados podem fazer parte dos objetivos do ano novo e podem ser muito importantes para uma nova oportunidade e acreditar que realmente é possível buscar as coisas no seu tempo certo”, aconselha o psicólogo.

Outra questão lembrada pelo especialista é a pessoa compreender seus limites, sejam físicos ou psicológicos, que possam ter influenciado no alcance ou não de metas anteriores. Trabalhando esse autoconhecimento é possível melhorar e ter mais possibilidades de alcançar as novas metas, evitando frustrações. “Para as novas metas é necessário ter uma observação de tempo e da possibilidade de serem alcançados. Uma dica é traçar metas a curto, médio e longo prazo. Metas que tenham prioridades e tudo aquilo que você objetiva alcançar este ano”, complementa Henrique Cândido.

Por fim, para planejar suas metas e buscar realiza-las é preciso empenho e foco no que quer. Para isso, mais uma vez, saber o sentido do que deseja e o que motiva a pessoa nessa conquista é importante para não desistir. “Tenha paciência, tranquilidade e dê uma nova oportunidade para poder tentar e assim conseguir alcançar seus objetivos. Nós temos sempre novas oportunidades e o mais importante é não desistir”, finaliza.

POR ONDE COMEÇAR

  • Comece por metas pequenas para se sentir mais confiante
  • Escreva suas metas em uma agenda ou planner e os passos para começar
  • Acompanhe sua evolução e vá ajustando o planejamento
  • Comemore cada objetivo alcançado, ainda que pareça pequeno
  • Mantenha o foco e recomece, se for preciso