• Início
  • Notícias
  • Paciente internada no Hospital Alberto Urquiza recebe "visita" do animal de estimação

Notícias

Paciente internada no Hospital Alberto Urquiza recebe "visita" do animal de estimação

Publicada em 03/08/2021 às 07h

Com segurança, Carla Valeska recebeu a visita de seu animal de estimação Com segurança, Carla Valeska recebeu a visita de seu animal de estimação

Uma visita muito especial levou alegria a uma paciente do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A enfermeira Carla Valeska Ramos Caldas, de 42 anos, recebeu carinho de Maju, a cadela de estimação da família. O encontro aconteceu no último sábado (31). 

Carla Valeska está em cuidados paliativos, devido a uma enfermidade avançada, e encontrar Maju foi um desejo atendido pela equipe do hospital. Essa concessão faz parte do Dia do Desejo, uma das ações de humanização que realiza pequenas vontades dos pacientes, com autorização médica, muita cautela e protocolos rígidos de segurança.

A internação da Carla já dura mais de um mês. Ela tem recebido os familiares, mas faltava ver a cadela Maju, que tem cinco anos e é o xodó da casa. Para que o encontro fosse possível, a equipe multiprofisisonal do Hospital Alberto Urquiza, junto com os médicos da paciente e o Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH), avaliaram as condições dela e também da visitante. 

“As duas estavam com muitas saudades uma da outra. Se veem por chamada de vídeo, mas não é a mesma coisa. Acho muito importante o hospital fazer esse tipo de ação, pois dá mais alegria não só ao paciente, mas a nós da família”, disse Francisco Sérgio, pai de Carla, muito grato pelo hospital ter atendido ao pedido da filha.

CONFORTO E BEM-ESTAR

A médica Andrea Gadelha, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital, disse que essas ações são realizadas para dar conforto e bem-estar ao paciente. “Com esse tipo de ação, levamos vida ao paciente, levamos felicidade. Essa felicidade proporciona energia para as pessoas, traz conforto e bem-estar”, disse.

Além da visita de Maju, no mesmo sábado Carla recebeu ainda uma refeição especial, como parte do Dia do Desejo. O almoço foi com carne de sol desfiada, purê de batatas e macarrão ao molho de tomate. Uma refeição pedida por ela e preparada especialmente para este momento.

HUMANIZAÇÃO

As ações de humanização acontecem diariamente no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. São mais de 30 projetos, como o Dia do Desejo, Tocando vidas, Paciente exemplar, videochamadas para famílias, que levam alegria, carinho, conforto e bem-estar aos pacientes.

No Dia do Desejo, que não tem data fixa, os pacientes podem receber visitas especiais, participar de atos religiosos, escutar a música preferida, comer algo diferente, passear ao ar livre. Já houve, inclusive, festa de aniversário e um casamento na capela do hospital. Todas as ações são pensadas e desenvolvidas pelo setor de experiência do cliente em parceria com a equipe multidisciplinar.