• Início
  • Notícias
  • Parceria da Unimed JP com governo do Estado vai entregar à população escola moderna e com novo conceito

Notícias

Parceria da Unimed JP com governo do Estado vai entregar à população escola moderna e com novo conceito

Publicada em 20/01/2023 às 09h

A solenidade de lançamento da pedra fundamental contou com a presença de autoridades públicas, médicos, gestores da Unimed JP e imprensa A solenidade de lançamento da pedra fundamental contou com a presença de autoridades públicas, médicos, gestores da Unimed JP e imprensa

A Unimed João Pessoa e o governo do Estado lançaram, na manhã desta quinta-feira (19), a pedra fundamental da nova escola Raul Córdula. De acordo com o projeto apresentado, o colégio será construído dentro de um novo conceito de sustentabilidade, acessibilidade e estrutura de ensino.

O lançamento foi feito pelo presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, e pelo governador João Azevêdo. A solenidade contou com a presença de autoridades públicas, médicos, gestores da Unimed JP e imprensa.

A Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula será entregue em substituição à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula e faz parte de uma permuta entre a Unimed JP e o governo do Estado. A parceria foi formalizada através de um projeto de lei, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, disse que a escola será a mais moderna da Paraíba. “Será uma escola inclusiva, com acessibilidade para os estudantes, com laboratórios para execução das atividades, tratamento adequado para os resíduos sólidos, coleta seletiva, ginásio com acústica apropriada. Tudo isso para possibilitar o melhor ensino à população”, explicou. A previsão é que a obra seja entregue no dia 5 de agosto, aniversário de João Pessoa.

Projeto da nova escola Raul Córdula

BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE

O governador João Azevêdo destacou a importância do poder público e da iniciativa privada fazerem parcerias em benefício da sociedade. Ele disse que a permuta entre a Unimed JP com o governo do Estado é uma operação “ganha-ganha”, com grande impacto na educação e na saúde da Paraíba. E ainda evita gastos para os cofres públicos.

“Tínhamos uma escola que precisaria passar por uma reforma, que não será mais feita porque vamos receber uma escola nova com uma capacidade melhor para atender a população. Ao mesmo tempo, a Unimed JP vai poder ampliar as suas instalações e oferecer um melhor serviço à população”, enfatizou.

A senadora Daniella Ribeiro afirmou que os ganhos da sociedade com a parceria ocorrerão, principalmente, nas áreas da educação, saúde e mobilidade urbana. “Quando vários atores políticos dão as mãos juntos com o setor privado, a sociedade se fortalece”, afirmou.

O secretário da Educação, Cláudio Furtado, destacou a qualidade do empreendimento que será entregue à população. “A escola vai ser de alto padrão, garantindo um ambiente favorável para que os alunos possam desempenhar as suas atividades”, disse.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, o projeto apresentado pelo governo do Estado é tão importante que foi aprovado pelos deputados em tempo recorde e por unanimidade. “Aprovamos a permuta pela importância que essa troca vai permitir, tanto com relação a uma educação com mais qualidade, com a inauguração de uma escola mais moderna, mas também pela ampliação da assistência à saúde, com os serviços da Unimed JP”, declarou.

MODERNA E SUSTENTÁVEL

A nova escola terá dois pavimentos, com 10 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, salas multifuncionais, espaços multimídia, refeitório, vestiários, entre outros equipamentos. Com ambientes bem definidos e setorizados, as áreas serão mais funcionais e todas terão acessibilidade garantida. Sustentável, a nova escola contará com energia solar e coleta seletiva de lixo.

O projeto arquitetônico foi criado a partir de um programa elaborado por uma equipe mista de técnicos das secretarias do Estado e da Unimed JP. A estruturação ficará sob a responsabilidade da Unimed JP, mas a execução das atividades socioeducativas permanece com o Estado. A escola também contará com o apoio do Instituto Unimed JP para execução de projetos de responsabilidade socioambiental, com enfoque nas áreas de saúde, educação e cidadania.

ATO SIMBÓLICO

O presidente Gualter Ramalho, o governador João Azevêdo e a senadora Daniella Ribeiro descerraram a placa de construção da nova escola. Em seguida, foram simbolicamente colocar os primeiros tijolos da obra.

Entre as autoridades presentes na solenidade, também estavam o deputado estadual João Gonçalves, o vice-governador Lucas Ribeiro e o secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga.

ENTENDA A PERMUTA

A Unimed João Pessoa adquiriu o terreno onde hoje funciona a Escola Raul Córdula e, em contrapartida, entregará o novo colégio em uma área localizada a 200 metros do atual. Os alunos manterão a sua rotina inalterada e só serão transferidos quando o novo colégio estiver pronto. No local onde funciona a escola, o plano de saúde irá expandir os seus serviços próprios.

A estruturação do empreendimento ficará sob a responsabilidade da Unimed JP, mas a execução das atividades socioeducativas permanecerá com o Estado. A escola também contará com o apoio do Instituto Unimed JP para execução de projetos de responsabilidade socioambiental, com enfoque nas áreas de saúde, educação e cidadania.