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Pneumologista dá dicas importante para quem deseja parar de fumar

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Publicada em 29/05/2020 às 15h17
Ficar sem fumar por três semanas melhora a respiração: mais saúde e qualidade de vida Ficar sem fumar por três semanas melhora a respiração: mais saúde e qualidade de vida

Lá se foi o tempo em que o cigarro era sinônimo de charme e fazia parte do estilo de muitas estrelas do cinema. Apesar do grande consumo deste produto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2020 haverá 10 milhões de fumantes a menos do que há dois anos. Os números mostram que cada vez mais as pessoas vêm se afastando do cigarro, buscando mais saúde e bem-estar. 

Neste domingo (31), em que se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco, o pneumologista Sebastião Costa, médico cooperado da Unimed João Pessoa, convida todos os fumantes a parar esse hábito que pode trazer vários prejuízos à saúde, como o infarto do miocárdio, câncer e enfisema pulmonar. 

“As pessoas que fumam têm toda condição de parar. Se você, que passa mais tempo em casa nessa pandemia e tem esse objetivo, há duas formas de alcançá-lo: de uma maneira brusca, retirando o cigarro de uma vez, ou com a parada gradativa”, frisou.

Quem preferir se afastar do tabagismo aos poucos, Sebastião Costa orienta que uma das táticas é acender o primeiro cigarro do dia cada vez mais tarde, ou seja, se acostumar a fumar a partir das 8h, transfere o horário para as 9h, depois para 10h e, assim, sucessivamente. 

Outra questão importante é evitar o “gatilho” e ter força de vontade para não acender o cigarro como um ritual em determinados momentos do dia, sem ao menos o corpo está sentindo falta da nicotina. “Uma pessoa que fuma 20 cigarros por dia, cerca de cinco deles são utilizados de uma forma inconsciente. O organismo não está exigindo isso dele, mas o indivíduo já incorporou na sua rotina”, comentou.

Quem associa o cigarro ao cafezinho, pode também suspender o consumo desta bebida. Mas se a pessoa tentou de todas as formas deixar este hábito e não consegue sozinho, vale procurar a ajuda de um profissional. 

CONSCIENTIZAÇÃO

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é alertar e conscientizar a sociedade sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

ORIENTAÇÕES

Confira outras dicas para parar de fumar:

-Não deixe a carteira de cigarro à vista. Coloque-a em um local de difícil acesso;

-Defina um dia para parar de fumar e compartilhe essa decisão com a família e os amigos;

-Ao decidir parar de fumar, estabeleça estratégias para alcançar o objetivo;

-Gradativamente, reduza o número de cigarros que fuma ao longo do dia.