• Início
  • Notícias
  • Projetos mudam visão que se tinha de UTIs e levam a uma melhor recuperação dos pacientes

Notícias

Projetos mudam visão que se tinha de UTIs e levam a uma melhor recuperação dos pacientes

Publicada em 27/10/2023 às 16h58

Yuzeth Brilhante e Erick Albuquerque falaram sobre os projetos de humanização implantados nas UTIs do Hospital Alberto Urquiza Yuzeth Brilhante e Erick Albuquerque falaram sobre os projetos de humanização implantados nas UTIs do Hospital Alberto Urquiza

Ter um parente ou amigo passando por cuidados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não é fácil e, por vezes, angustiante para a família. Mas, pequenas iniciativas nesses ambientes têm gerado resultados positivos na recuperação dos pacientes. A humanização e eficiência nas UTIs foi o tema abordado pelos intensivistas Erick Albuquerque e Yuzeth Brilhante, no episódio desta semana do videocast “Sem Contraindicação”, da Unimed João Pessoa.

Desmistificar a imagem de que uma UTI é um ambiente solitário para o paciente. Esta é a proposta do projeto de visita estendida, implantado desde 2018 no Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), que integra a rede própria da Unimed JP. O projeto permite a permanência de um acompanhante dentro do espaço da UTI por até 12 horas, o que resulta na melhor recuperação do paciente, maior adesão ao tratamento e redução do delirium, que é uma confusão mental que pode acometer pessoas internadas por muito tempo.

“[A visita estendida] tem feito muito bem. Diminui conflito, ansiedade da família e ela passa a ser um partícipe do processo”, explicou Erick Albuquerque, que é o supervisor geral das UTIs do Hospital Alberto Urquiza. Ele acrescentou ainda que o projeto atende aos pacientes que estão acordados e conscientes.

Além da presença dos familiares, outras iniciativas que podem parecer simples, trazem grandes resultados para a saúde do paciente. No HAUW, por exemplo, existe o “prontuário afetivo”, onde são colocadas informações adicionais sobre o paciente, como apelido e hobbies. Esse cuidado gera maior proximidade com a equipe multiprofissional, que passa a tratá-lo com maior familiaridade.

Outra ação é deixar uma caixinha de som tocando as músicas preferidas do paciente ou até mesmo atender à vontade dele de comer algo que esteja fora do cardápio convencional de um hospital – tudo rigorosamente acompanhado pela avaliação médica. “As UTIs já são construídas em espaços maiores para que tenham a possibilidade de acomodar esses familiares. Mas, mesmo quando não se tem esses espaços, algumas ações são importantes. Muitas vezes ajuda no despertar do paciente”, acrescentou Yuzeth Brilhante, que é gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza.

EPISÓDIOS SEMANAIS

O videocast “Sem Contraindicação” vai ao ar sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, com foco principalmente em saúde, qualidade de vida e bem-estar. Os temas são abordados sempre por dois convidados, com apresentação de Linda Carvalho.

Os episódios estão disponíveis nos canais da Unimed JP no YouTube e no Spotify. Para conferir os canais ou obter mais informações, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao.