• Início
  • Notícias
  • Que tal uma ceia de fim de ano leve e nutritiva? Veja dicas em oficina da Unimed JP

Notícias

Que tal uma ceia de fim de ano leve e nutritiva? Veja dicas em oficina da Unimed JP

Publicada em 08/12/2023 às 07h

Celebre o fim de ano com uma ceia saudável e cheia de sabor: em culpa Celebre o fim de ano com uma ceia saudável e cheia de sabor: em culpa

O fim do ano está chegando e, com ele, as festas que a gente adora! Família reunida, amigos e comidas gostosas já fazem parte da tradição. Mas como fazer uma boa ceia no final do ano com escolhas saudáveis de alimentos?

Pensando nisso, a Unimed João Pessoa vai realizar oficina "Dicas e preparações saudáveis para as ceias de final de ano", no dia 13, das 8h30 às 11h30, no formato on-line para os clientes da Unimed João Pessoa.

Nela, os participantes vão aprender algumas dicas para aproveitar esses momentos tão prazerosos, mas sem exagerar nas comidas e bebidas. Também serão dadas dicas para adaptar receitas de forma que tenhamos opções saudáveis para desfrutar.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Portal Unimed (CLIQUE AQUI), na aba Viver Melhor, clicando em Equilíbrio do Corpo. A oficina é voltada para os clientes Unimed JP com idade a partir de 18 anos; com Índice de Massa Corporal a partir de 25 (entre 18 e 59 anos) ou 27 (a partir de 60 anos); e/ou circunferência abdominal acima de 94 cm (homens) e 80 cm (mulheres).

DICAS PARA NÃO EXAGERAR NA DOSE 

Além das substituições de ingredientes, alguns hábitos também nos ajudam a não exagerar na comida. Confira nossas cinco dicas!

Comece pelas saladas

As saladas das ceias costumam ser bem gostosas e com ingredientes diferenciados. Iniciar pelos pratos mais leves, especialmente salada de folhas, facilita a sensação de saciedade sem que a gente precise exagerar.

Evite o exagero do álcool

Não é só nas comidas que a gente acaba exagerando. As bebidas alcoólicas também estão presentes nas festas e o problema não é beber, mas exagerar. Uma ou duas taças, no máximo, é a recomendação.

Respeite a saciedade do seu corpo

Com tanta comida boa, nosso primeiro impulso é comer muito de tudo, até que acabamos nos sentindo estufados. Lembre-se de que não há necessidade para exagero. Coma um pouco de tudo o que gosta e aprenda a ouvir quando o seu corpo já estiver satisfeito.

Faça como no resto do ano

A festa é diferente, mas as orientações para a saúde são as mesmas. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, elas são: preferir alimentos in natura (como os legumes); evitar os processados e ultraprocessados (como o tender e os sorvetes); usar óleos, gorduras, sais e açúcares em pequenas quantidades.

Beba bastante água

Principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, beber água tem um papel importante para manter a hidratação do corpo.