• Início
  • Notícias
  • Rótulo de alimentos: dois pontos para você observar e escolher melhor

Notícias

Rótulo de alimentos: dois pontos para você observar e escolher melhor

Publicada em 28/07/2023 às 07h

Nutricionista orienta para observar lista de ingredientes e tabela nutricional dos produtos para entender os tipos de  substâncias presentes Nutricionista orienta para observar lista de ingredientes e tabela nutricional dos produtos para entender os tipos de substâncias presentesFoto: PCHVECTOR/Freepik

Quando você compra alimentos embalados, já parou para observar o que tem na composição deles? Ver a quantidade e tipos de açúcares, farinhas, gorduras, sódio, proteínas, conservantes, entre outros componentes, é essencial para entender que tipo de produtos estamos consumindo. Essas informações estão todas no rótulo. A partir do momento em que você compreende o que representam esses ingredientes sabe até que ponto aquele alimento é mais saudável ou se atende a alguma restrição alimentar. Dessa forma, é possível fazer escolhas priorizando a nutrição e a saúde.

São muitas as informações que podemos observar nos rótulos dos alimentos, mas nem sempre a leitura é fácil. A nutricionista da Unimed João Pessoa, Paula Bacalhau, destacou dois pontos básicos que você deve conferir no momento da compra: a tabela nutricional e a lista de ingredientes.

FOQUE AQUI

Na tabela nutricional, são informados itens como carboidratos, proteínas, gorduras, sódio, fibra alimentar, vitaminas e minerais. “Com a tabela, conseguimos saber a quantidade desses ingredientes por porção”, explicou Paula Bacalhau.

Já com relação à lista de ingredientes, a nutricionista alerta para a sequência em que aparecem os itens. Os que estiverem entre os primeiros, geralmente, são os que mais predominam no produto. “Esse item no rótulo está listado de forma decrescente. O primeiro ingrediente que aparece é o que está em maior quantidade”, explica. Ela lembra ainda que na lista também é possível observar a existência de aditivos químicos, como corantes, conservantes, aromatizantes, entre outros.

ATENÇÃO, ALÉRGICOS

As pessoas que possuem alergias, intolerâncias, sensibilidade e até mesmo restrições alimentares devem redobrar os cuidados ao comprar produtos industrializados que contenham, por exemplo, lactose, glúten, caseína, entre outros componentes.

“Tem que observar bem o que está descrito no rótulo para saber se aquele produto contém alguma substância que a pessoa não possa consumir, como o açúcar, que não é apropriado para diabéticos”, alertou Paula. “Muitos produtos podem ter no rótulo como ‘sem adição de açúcar’, mas isso não significa que ele não possua. Pode ter carboidrato nesse alimento, como um nutriente natural. Mas, ele não vai ter uma adição extra de açúcar na produção”, reforçou a nutricionista.

Outro alerta é para a alimentação de crianças com até dois anos de vida. Estas não devem consumir nenhum produto industrializado. “Todo produto industrializado tem aditivo químico alimentar, como conservantes, corantes e aromatizantes, que são substâncias potencialmente alergênicas, além de conter quantidades significativas de açúcares gorduras e sódio”, frisou.

OFICINA GRATUITA

A nutricionista Paula Bacalhau abordará mais detalhadamente estas e outras questões na oficina “Conhecendo os alimentos através da leitura de rótulo”, que é gratuita e exclusiva para clientes da Unimed João Pessoa. A atividade será realizada de forma on line no dia 30 de agosto, às 14h30. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda). Ao acessar a página, clique no nome da oficina, onde estará disponível o link para inscrição.

A oficina integra um programa da Unimed João Pessoa que tem como finalidade levar para os clientes informações sobre saúde e qualidade de vida. A programação completa de agosto já está disponível e pode ser acessada no portal.