• Início
  • Notícias
  • Saiba como a reforma tributária vai impactar no setor cooperativista

Notícias

Saiba como a reforma tributária vai impactar no setor cooperativista

Publicada em 15/01/2024 às 07h

Saiba como a reforma tributária vai impactar no setor cooperativista

A aprovação da reforma tributária representou uma conquista para o setor cooperativista, no qual está inserido o Sistema Unimed, maior cooperativa de saúde do mundo. Dentre outros pontos, a reforma prevê um regime específico para as cooperativas, os princípios de livre concorrência e de isonomia tributária. Os desafios e oportunidades do setor cooperativista com as novas regras estão no centro do debate do Inova Cooperar 2024, evento gratuito que será realizado no dia 26 pela Unimed João Pessoa, Sistema OCB-PB e Sicredi Evolução. 

A reforma tributária visa simplificar a cobrança de impostos sobre o consumo para incentivar o crescimento econômico. “O texto constitucional aprovado para a reforma tributária representa uma importante conquista para o cooperativismo, pois assegura justiça fiscal e garante segurança jurídica, preservando, ainda, a competitividade das cooperativas", destacou o senador Efraim Morais, coordenador do grupo de trabalho que debateu as mudanças no Senado. O parlamentar será um dos participantes do Painel Cooperativismo, que abordará o assunto no Inova Cooperar.

Para o senador, o Poder Legislativo reconheceu as particularidades do cooperativismo e promoveu mudanças tributárias importantes no novo sistema. “Ao reconhecer o adequado tratamento tributário do ato cooperativo com a determinação de que a lei complementar discipline um regime específico de tributação que observe as particularidades das cooperativas, o Legislativo entendeu que o cooperativismo tem especificidades que precisam ser observadas na nova sistemática tributária", ressaltou. Também está entre os debatedores do painel, o deputado federal Aginaldo Ribeiro, que foi o relator da reforma tributária na Câmara Federal.

O EVENTO

A 2ª edição do Inova Cooperar será realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe, das 8h30 às 18h. O evento vai reunir profissionais renomados de todos o país para pensar o futuro do cooperativismo. A programação terá ainda palestras sobre Desafios e estratégias do Sistema Unimed; cenário econômico no Brasil: perspectivas futuras; Cultura da Inovação; Painel Hospital do Futuro: ambiência, tecnologia e integração; Painel Saúde: como conciliar acessibilidade, eficiência e sustentabilidade; além de painel sobre integração regional.

A programação e as inscrições estão disponíveis CLICANDO AQUI