• Início
  • Notícias
  • Saiba como se cuidar e ter mais saúde e bem-estar nas diferentes fases da vida

Notícias

Saiba como se cuidar e ter mais saúde e bem-estar nas diferentes fases da vida

Publicada em 09/11/2023 às 12h

As médicas Cleaci Barreto e Wanicleide Leite falaram sobre os cuidados que a mulher deve ter com a saúde, da adolescência até a terceira idade As médicas Cleaci Barreto e Wanicleide Leite falaram sobre os cuidados que a mulher deve ter com a saúde, da adolescência até a terceira idade

Os cuidados com a saúde devem começar desde cedo, pois é isso que vai determinar a qualidade de vida no futuro. Mas, cada fase da vida exige cuidados específicos, que mudam no decorrer do tempo. Esse foi um dos assuntos abordados no videocast “Sem Contraindicação” desta semana, que teve como tema “saúde da mulher”. A apresentadora Linda Carvalho recebeu duas médicas que são referências na área de ginecologia e obstetrícia na Paraíba: Wanicleide Leite e Cleaci Barreto.

Durante o episódio, as médicas falaram sobre os cuidados nas diferentes fases da vida, período reprodutivo, gravidez tardia, menopausa, pressão social para se adequar a determinado padrão de beleza, impacto das redes sociais na autoestima e diversos outros assuntos. Entre as orientações está a ida ao ginecologista e cuidados para se ter ao longo da vida para chegar à fase idosa de forma mais saudável.

“Após a primeira menstruação é ideal a ida ao ginecologista. É aí que a gente vai poder detectar algumas patologias que a menina vai apresentar ou apresenta”, complementou a ginecologista Cleaci Barreto. Ela acrescentou que o apoio da família em todas as fases da vida da mulher e, principalmente, após os 60 anos, é essencial para o bem-estar. “A gente precisa trabalhar, nessa fase, a mente. E o equilíbrio emocional é tudo”, complementou.

HISTÓRIA

O programa também relembrou um fato histórico e raro na medicina mundial: o nascimento de quíntuplos, em 2003. A ginecologista e obstetra Wanicleide Leite chefiou a equipe que realizou o parto, no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa.

Os cinco bebês – quatro meninos e uma menina – nasceram saudáveis e atualmente se encontram com 20 anos. A ginecologista Wanicleide Leite falou sobre a responsabilidade de ter realizado o parto e do apoio que recebeu da equipe multiprofissional que deu apoio ao nascimento das crianças. “Foi um desafio muito grande. Mas foi o momento que mais me conectei com Deus. Nunca me vi sozinha. Vi que precisava de ajuda e contei com ajuda de colegas. Fomos em torno de 12 pessoas. Os colegas iam com amor e cuidado”, relembrou a médica.

VIDEOCAST

O “Sem Contraindicação” é produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, ao meio-dia, um novo episódio é disponibilizado no YouTube e no Spotify. Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível conferir os links dos canais e também deixar sugestões.

O videocast aborda temas sobre para saúde, qualidade de vida e bem-estar. Algumas edições também trazem temas relevantes na área de saúde suplementar e responsabilidade socioambiental.