• Início
  • Notícias
  • Saiba o que é feito com o lixo produzido nos hospitais da Unimed JP

Notícias

Saiba o que é feito com o lixo produzido nos hospitais da Unimed JP

Publicada em 24/10/2022 às 07h

Por ano, são doadas mais de 50 toneladas de resíduos para a Ascare Por ano, são doadas mais de 50 toneladas de resíduos para a Ascare

O armazenamento, transporte e destino do lixo hospitalar segue regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), rigorosamente cumprida pela Unimed João Pessoa. Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas e muitos outros materiais seguem esse fluxo especial.

Mas, assim como em qualquer organização, um hospital também produz um tipo de lixo que pode ser reciclado. E, nesse caso, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley e o Hospital Pediátrico, unidades que integram a rede própria da Unimed João Pessoa, também dão um destino especial aos resíduos: eles são doados para a Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascare) e estão ajudando no sustento de 21 famílias. São mais de 80 pessoas beneficiadas.

Por ano, são doadas mais de 50 toneladas de lixo para a Ascare, incluindo papel, plástico, papelão, vidro, metal e eletrônico. A iniciativa integra as ações de responsabilidade socioambiental do Instituto Unimed JP.

TODOS GANHAM

A Ascare recolhe o material nos hospitais, prensa e comercializa com empresas de reciclagem. Em junho, a Unimed João Pessoa também doou duas prensas para a Ascare, que se juntaram a outras duas que a associação já tinha. A venda de resíduos compactados tem um valor melhor.

“Estamos há mais de dez anos juntos. A gente recolhe os resíduos que iriam para o lixo, doados pela Unimed João Pessoa, e vende para alimentar nossas famílias, gerando emprego e renda”, disse Kelson Galdino dos Santos, presidente da Ascare.

O presidente do Instituto Unimed JP, João Modesto Filho, lembrou que, além de melhorar a renda dos associados da Ascare, a iniciativa contribui para a sustentabilidade do planeta. “Um dos aspectos fundamentais do Instituto Unimed JP é, justamente, contribuir para um meio ambiente sadio e uma qualidade de vida favorável para todos os cidadãos”, enfatizou.

E assim todos ganham: Unimed JP, meio ambiente e sociedade. Para conhecer outras ações do Instituto Unimed JP, acesse www.unimedjp.com.br/institucional/responsabilidadesocioambiental. CLIQUE AQUI.