• Início
  • Notícias
  • Saiba quais os sintomas relacionados ao mau funcionamento da tireoide

Notícias

Saiba quais os sintomas relacionados ao mau funcionamento da tireoide

Publicada em 21/12/2023 às 12h

Endocrinologista Fellipe Menezes e o cirurgião de cabeça e pescoço Klécius Leite falaram sobre as doenças que afetam a tireoide Endocrinologista Fellipe Menezes e o cirurgião de cabeça e pescoço Klécius Leite falaram sobre as doenças que afetam a tireoide

A tireoide é a primeira glândula a se formar no organismo humano e ainda na fase da gestação começa a produzir os hormônios que serão importantes para a formação e desenvolvimento da criança. Quando a glândula não está funcionando bem, a pessoa pode apresentar alguns sintomas como a depressão e a obesidade. As doenças da tireoide são o tema do videocast “Sem Contraindicação” desta semana.

Para falar sobre o tema e orientar a população sobre diagnósticos e formas de tratamento das doenças da tireoide, o episódio teve como convidados o endocrinologista e metabologista Fellipe Menezes, e o cirurgião de cabeça e pescoço Klécius Leite, médicos cooperados da Unimed João Pessoa.

Ao longo da conversa com a apresentadora Linda Carvalho os médicos falaram sobre os principais sintomas que podem indicar disfunções na tireoide. O endocrinologista Fellipe Menezes listou alguns sintomas: “Se você tem dificuldade em perder peso, está passando por depressão e está observando que está passando por uma fraqueza, intolerância ao frio, queda de cabelo e unhas mais quebradiças, podem indicar problemas na tireoide”, disse.

Sobre a depressão, o endocrinologista explicou que nos pacientes diagnosticados com a doença é preciso fazer exames dosar o hormônio da tireoide. O cirurgião de cabeça e pescoço, Klécius Leite, lembrou ainda que as tireoidites – inflamação na glândula da tireoide – podem causar dor local, tosse persistente e rouquidão.

Como uma das formas de prevenção das doenças, ele reforçou a importância de manter hábitos saudáveis. “Se você fortalece o seu sistema imunológico com uma boa alimentação, fazendo atividade física e gerenciando o seu estresse é um passo muito importante para a gente melhorar não só a questão da tireoide, mas também o coração”, alertou.

“SEM CONTRAINDICAÇÃO”

Toda semana a Unimed João Pessoa leva ao ar um novo episódio do videocast “Sem Contraindicação”. O programa é publicado sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, com dois convidados para falar sobre temas voltados principalmente à saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Os episódios estão disponíveis nos canais da Unimed JP no YouTube e no Spotify. Para conferir os canais, obter mais informações e enviar sugestões, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao.