• Início
  • Notícias
  • Unimed João Pessoa anuncia maior complexo de saúde da Paraíba

Notícias

Unimed João Pessoa anuncia maior complexo de saúde da Paraíba

Publicada em 17/10/2023 às 08h30

Cidade Unimed foi apresentada a convidados. Projeto terá estrutura moderna e qualidade como dos melhores centros de saúde do mundo Cidade Unimed foi apresentada a convidados. Projeto terá estrutura moderna e qualidade como dos melhores centros de saúde do mundo

A diretoria da Unimed João Pessoa apresentou a um grupo de convidados o anteprojeto da Cidade Unimed, empreendimento que está sendo estruturado para ser o maior complexo de atendimento médico-hospitalar da Paraíba. A proposta é oferecer à população o que há de mais moderno nos melhores centros de saúde do mundo.

A Cidade Unimed vai unir uma nova estrutura construída no terreno de 8,1 mil metros quadrados, onde hoje funciona a Escola Estadual Raul Córdula, no bairro da Torre, por trás do Hospital Alberto Urquiza, dentro de um conceito de integração, acolhimento e segurança. O projeto está sob a responsabilidade da L+M, empresa que tem 30 anos de atuação no mercado com experiência no desenvolvimento de projetos de saúde. A previsão é que as obras comecem ainda no primeiro trimestre de 2024.

A apresentação foi feita no último dia 10, pela manhã, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a empresários, clientes, médicos, imprensa e representantes do Poder Público e de universidades.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, explicou que o complexo de atendimento avançado foi pensado para acolher a população de João Pessoa e os novos moradores que, a cada ano, escolhem a capital paraibana como residência fixa. “Nós precisamos de estrutura para absorver essas pessoas. Esse projeto vai ser construído com inovação, qualidade e sustentabilidade”, disse.

Gualter Ramalho ainda destacou que o novo empreendimento foi pensado para expandir os serviços e oferecer atendimento de ponta, desde a assistência mais básica até procedimentos mais complexos, como os transplantes. Os estudos iniciais apontam para um investimento de R$ 350 milhões. Os recursos virão de fontes de financiamento que deverão estar definidas até dezembro.

ESTRUTURA

Os serviços que serão disponibilizados no novo prédio estão sendo discutidos com médicos, clientes e sociedade. A Unimed João Pessoa adiantou que o complexo hospitalar terá 120 leitos inicialmente, distribuídos em uma avançada unidade materno-infantil e suítes. Também serão estruturados bloco cirúrgico, centro de diagnóstico e toda uma estrutura de apoio logístico. Um dos grandes diferenciais será a qualidade dos serviços, que seguirá os mais altos padrões de hotelaria.

A Cidade Unimed inclui ainda um Instituto de Ensino e Pesquisa em saúde, coworking para médicos, estacionamento no subsolo com 550 vagas e um heliponto. A comunidade local também está contemplada no projeto, que prevê a “praça de gentileza”, um ambiente externo para convivência social, integrando a instituição e moradores.

Essa nova estrutura será conectada ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que é referência em alta complexidade. Inaugurado em 1999, o hospital está com 24 anos e passará por uma reforma para modernização.

PENSANDO O FUTURO

Este é o maior investimento em estrutura própria da Unimed JP desde a construção do Hospital Alberto Urquiza. Internamente, é considerado um marco histórico para o plano de saúde, que é líder do segmento de saúde suplementar na Paraíba. A Unimed JP atende a uma carteira de cerca de 215 mil clientes, sendo 165 mil beneficiários próprios e outros 50 mil de intercâmbio (clientes de outras Unimeds atendidos em João Pessoa)

A área em que será construído o empreendimento foi adquirida por meio de permuta com o governo do Estado, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Em contrapartida, a Unimed João Pessoa está construindo a Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, em um terreno que pertencia ao plano de saúde, a apenas 200 metros da localização atual do colégio.

A escola modelo terá ambientes para ensino de inovação, tecnologia, educação financeira, além de uma estrutura moderna e com mais acessibilidade. As obras tiveram início em janeiro e até o final do ano o prédio será entregue à população.