• Início
  • Notícias
  • Unimed JP aposta em inovação para melhorar a experiência do cliente

Notícias

Unimed JP aposta em inovação para melhorar a experiência do cliente

Publicada em 25/09/2020 às 15h

Robô do Hospital Alberto Urquiza: na Unimed João Pessoa, a tecnologia é utilizada para humanizar Robô do Hospital Alberto Urquiza: na Unimed João Pessoa, a tecnologia é utilizada para humanizar

Inovação é a palavra-chave para evoluir e a Unimed João Pessoa continua se reinventando em várias frentes para melhorar ainda mais a experiência do cliente. O plano de saúde, que completa 49 anos de história no dia 16 de dezembro, segue líder absoluto no segmento de saúde suplementar da Paraíba – atualmente, são cerca de 145 mil clientes - com o pioneirismo em técnicas médicas e iniciativas voltadas para a qualidade de vida.

A diretoria adianta que muita novidade está por vir. A Unimed João Pessoa está integrando um projeto focado no desenvolvimento de inteligência artificial no Nordeste: o Praia.Ai (Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial), um consórcio que reúne 15 empresas e 13 institutos de ciência e tecnologia (ICTs), totalizando cerca de 90 pesquisadores. “Todas as universidades federais do Nordeste fazem parte desse projeto. O maior representante das empresas de saúde no grupo somos nós”, informou o presidente do Conselho de Administração da Unimed JP, Gualter Ramalho.

O projeto Praia tem como missão aumentar a competitividade das organizações e ajudar a criar novas empresas a partir de maior domínio das técnicas da inteligência artificial e de suas possíveis aplicações nos mercados privado e público. É uma via de mão-dupla: a integração entre mercado e academia fortalece os ICTs, que fazem pesquisa aplicada, e as empresas, que dependem dela.

Na área da saúde, o uso da inteligência artificial é amplo. Possibilita, por exemplo, a prevenção, detecção, rastreamento e tratamento de doenças; a desospitalização inteligente; a operação baseada em dados; e controle e gestão de pandemias. É neste rumo que a Unimed JP está seguindo. “O aperfeiçoamento está na essência da Cooperativa, e todos ganhamos com estes processos”, afirmou o assessor executivo de Provimento de Saúde, Leonardo Casali, que integra a equipe da Unimed JP com foco em inovação.

À FRENTE

As adversidades causadas pela emergência de saúde pública dos últimos meses causaram uma aceleração na melhoria de processos administrativos ou assistenciais. Nesse cenário, a inovação e o uso da tecnologia fizeram diferença. “Antes mesmo de ser declarada a situação de pandemia, estávamos desenvolvendo sistemas matemáticos computadorizados para entender o comportamento e a disseminação da doença caso chegasse aqui”, disse Casali.

Com a pandemia “oficializada”, a Unimed JP também saiu na frente na assistência. Foi a primeira do Nordeste a utilizar plasma convalescente no tratamento dos pacientes; a primeira da Paraíba a realizar a tomografia por bioimpedância elétrica, que permite a visualização dos melhores parâmetros respiratórios sem a necessidade de deslocar o paciente do leito; disponibilizou a teleconsulta; e inovou com a utilização de um robô. “A gente trouxe robótica para humanizar: aproximou os pacientes dos seus familiares, os pacientes dos profissionais de saúde. Vários profissionais de saúde puderam no mundo inteiro participar de discussões de casos clínicos à beira do leito através do robô”, comentou Gualter Ramalho.

EXPECTATIVAS

Na parte de gestão, a Unimed João Pessoa automatizou processos de autorização e auditoria de procedimentos, e desenvolveu novos sistemas para utilização dos médicos cooperados. Tudo isso melhora não só a experiências dos clientes, mas também dos médicos e colaboradores.

“Com essas experiências, a Unimed JP tem a habilidade de se adaptar às mudanças tecnológicas e de mercado e mantém o pioneirismo mesmo diante da velocidade das mudanças dos últimos anos”, comentou Leonardo Casali. Como cooperativa, segundo ele, é uma forma de retribuir para os clientes e para a sociedade a preferência pela Unimed JP durante estas quase cinco décadas de existência.