• Início
  • Notícias
  • UTIs do Hospital da Unimed João Pessoa estão entre as melhores do país

Notícias

UTIs do Hospital da Unimed João Pessoa estão entre as melhores do país

Publicada em 11/07/2023 às 14h32

Profissionais que atuam nas UTIs receberam os certificados que atestam qualidade na assistência aos pacientes Profissionais que atuam nas UTIs receberam os certificados que atestam qualidade na assistência aos pacientesFoto: Assessoria

As Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), que integra a rede própria da Unimed João Pessoa, estão entre as melhores do Brasil e receberam, nesta terça-feira (11), os selos de eficiência e alta performance. A avaliação e entrega dos certificados foram feitas pela Epimed Solutions, empresa credenciada e especializada na avaliação de indicadores, e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

A UTI de Cardiocirurgia da instituição ganhou o certificado Top Performer, pelo segundo ano consecutivo, e é a única da Paraíba com esse reconhecimento, estando entre as 22 melhores do país. Já as UTIs Geral e Clínica (1 e 2) foram certificadas com o selo Eficiente.

Ao todo, participaram da avaliação da Epimed este ano 700 hospitais. Em 180, foram avaliadas as UTIs de cardiologia e apenas 22 receberam o Top Performer, como é o caso do HAUW. Já com relação às demais unidades, foram 1.800 avaliadas no Brasil e destas 158 receberam o selo Eficiente.

AGRADECIMENTO

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, parabenizou toda a equipe do HAUW pelo desempenho e qualidade nos serviços prestados e reforçou que as certificações demonstram a preocupação em melhorar a assistência no cuidado e segurança do paciente.

“Estamos sempre em busca da melhor qualidade de assistência que se revela através de um desfecho favorável, com a satisfação do cliente, e a sustentabilidade. Isso tem demonstrado que temos galgado um patamar de excelência em todas as nossas ações. Toda equipe está de parabéns!”, elogiou.

Para o gestor clínico e técnico do HAUW, José Calixto, as certificações atestam, mais uma vez, a qualidade dos serviços prestados pelo hospital à população e também o compromisso e seriedade da equipe técnica envolvida no trabalho multidisciplinar para alcançar esses resultados. “É muito bom para nós, porque vemos que o nosso trabalho está sendo reconhecido pela Epimed, que é uma empresa séria e que acompanha esses marcadores de maneira rigorosa. Isso demonstra mais uma vez a segurança que a gente traz para os nossos pacientes dentro do hospital”, declarou.

O cirurgião torácico Petrúcio Abrantes reforçou que os certificados confirmam o nível de excelência da assistência das equipes que atuam nas UTIs. “É fruto de um trabalho contínuo de toda a equipe do hospital que se empenha para o melhor do paciente. Daqui pra frente vamos crescer ainda mais, mas, crescer com qualidade. Parabéns a todos!”, frisou.

AVALIAÇÃO

Para receber as certificações de qualidade, a Epimed considerou critérios, a partir da análise de marcadores, que atestam o desfecho hospitalar favorável aos pacientes, que é quando a pessoa recebe alta da UTI e também do hospital no menor tempo possível e com qualidade. “As UTIs devem apresentar boa performance, excelência na assistência, garantido a medicina intensiva de excelência e segurança para o paciente. A UTI de Cardiocirurgia do Hospital da Unimed JP está entre as melhores do Brasil, usando bem os recursos e trazendo mais segurança aos pacientes”, explicou a gerente regional da Epimed no Nordeste, Jucimara Vieira.

O supervisor geral das UTIs do HAUW, Erick Albuquerque, lembrou que os resultados alcançados atestam a importância do trabalho integrado entre as equipes no caso dos pacientes críticos. “Isso para o usuário é uma prova de que ele vai receber um tratamento de qualidade comparado a um grande centro do país, em que o paciente pode vir tendo a certeza que o cuidado intensivo é do mais alto padrão, atestando nosso empenho e preocupação com a segurança para evitar eventos adversos e ter o melhor resultado”, destacou.