Notícias

Veja cinco dicas para cuidar da saúde mental em 2024

Publicada em 03/01/2024 às 13h49

Ter momentos para o lazer e descanso são importantes durante a rotina Ter momentos para o lazer e descanso são importantes durante a rotina

Estar emocionalmente bem é tão importante quanto a saúde física para encarar os desafios e atividades do dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou familiar. O que você tem feito por sua saúde mental? Neste mês, a campanha “Janeiro Branco” chama a atenção para a adoção de hábitos saudáveis e conscientização pela saúde emocional para a promoção do bem-estar e prevenção de doenças psíquicas.

Adquirir bons hábitos e permanecer com eles requer disciplina e determinação, sabendo que essas escolhas vão se refletir na sua saúde física e mental. Para isso, mesmo diante de uma rotina com trabalho, estudos e família, é preciso pausar e separar momentos para o descanso e lazer. A psicóloga da Unimed João Pessoa, Monique de Fátima, lembra que buscar o equilíbrio é essencial para manter a saúde mental. “Na nossa rotina devemos distribuir bem nossas atividades do trabalho, família, estudos, lazer e ter um tempo para nós. Isso traz bem-estar emocional”, disse.

A especialista ainda alertou para a importância de adotar práticas saudáveis como forma de prevenção de doenças físicas e também emocionais. “Ficar irritado, mal-humorado ou triste sinaliza que algo não vai bem e isso nos serve para providenciarmos uma mudança. Caso você não consiga fazer isso sozinho, busque um profissional que possa te ajudar”, acrescentou.

Veja cinco dicas para melhorar sua saúde mental:

- Durma bem: prepare um ambiente adequado para o sono, evitando utilizar celular, televisão, computador pelo menos uma hora antes de dormir para que tenha um sono reparador. É durante o sono que o seu corpo recupera as energias.

- Faça exercícios regularmente: as atividades físicas auxiliam na melhora da saúde cardiovascular e também liberam hormônios que promovem o relaxamento do corpo e da mente.

- Alimente-se de forma saudável: optar por alimentos variados e ricos nutricionalmente é importante para as funções cerebrais e desinflamam o corpo, auxiliando ainda na produção dos hormônios relacionados ao humor e bem-estar.

- Mantenha relações saudáveis: observe quem você escolhe para se relacionar e fique longe de pessoas tóxicas. Relações saudáveis são aquelas onde você tem compreensão, acolhimento e empatia.

- Pratique o amor próprio: perceba-se importante e lembre-se das suas qualidades e capacidades. Cuide de quem você ama, mas não esqueça de si.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Atividades que estimulam a meditação e autoconhecimento, como o yoga, auriculoterapia, ventosaterapia, biodança, dança circular, relaxamento e aromaterapia auxiliam na busca pela saúde mental. Clientes da Unimed JP têm acesso a essas práticas integrativas no Espaço Vida, por meio do programa Harmonize. As atividades acontecem duas vezes por semana, com o objetivo de promoção à saúde do paciente de maneira integral.

Para participar do Harmonize, os beneficiários devem agendar o atendimento na área do cliente do Portal Unimed JP (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR). Para cada prática, é formada uma turma e os dias e horários estão disponíveis no próprio painel de agendamento. Os atendimentos também podem ser agendados através do aplicativo Unimed JP, que está disponível para os sistemas Android e iOS.