• Início
  • Notícias
  • Vigilância Sanitária certifica hospital da Unimed JP por garantir segurança de pacientes em UTIs

Notícias

Vigilância Sanitária certifica hospital da Unimed JP por garantir segurança de pacientes em UTIs

Publicada em 22/09/2023 às 13h

Práticas de segurança do paciente seguem padrões internacionais Práticas de segurança do paciente seguem padrões internacionaisFoto: Assessoria

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley foi certificado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) pelas boas práticas de segurança do paciente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e por aderir a 100% dos indicadores de qualidade para esse tipo de assistência. Esses indicadores seguem um padrão internacional para garantir a qualidade assistencial.

A entrega do certificado foi feita terça-feira (19) pelo diretor geral da Agevisa, Geraldo Moreira de Menezes, e pela coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Polianna Estrela, ao diretor clínico e técnico do Hospital Alberto Urquiza, José Calixto; e à coordenadora de Qualidade, Jacqueline Castro, representando ainda o Núcleo de Segurança do Paciente do hospital.

Para conceder o certificado, a Agevisa considera a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os indicadores das práticas de segurança do paciente realizadas no Alberto Urquiza. Entre os indicadores avaliados, estão a segurança dos medicamentos de alta-vigilância, redução do risco de infecções e diminuição do risco de danos ao paciente decorrente de quedas.

O diretor clínico e técnico José Calixto destacou que esse reconhecimento atesta o empenho da equipe em cumprir as metas internacionais de segurança do paciente, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Para nós, enquanto instituição, esse reconhecimento é muito bom e atesta que estamos cumprindo a legislação e todo o regulamento junto à Vigilância Sanitária”, completou.

ENTRE AS MELHORES

As UTIs do Hospital Alberto Urquiza Wanderley são certificadas com os selos de eficiência e alta performance, o que as coloca entre as melhores do país. A UTI Cardiocirúrgica, que está entre as 22 melhores do Brasil, é certificada com o Top Performer, sendo a única da Paraíba com esse reconhecimento. Já as UTIs Geral e Clínica (1 e 2) têm o selo Eficiente.

Esses certificados são concedidos pela Epimed Solutions, empresa credenciada e especializada na avaliação de indicadores, e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

METAS INTERNACIONAIS

A OMS estabelece seis metas para que as instituições hospitalares de saúde priorizem a segurança do paciente. São elas:

  • Identificar o paciente corretamente
  • Melhorar a eficácia da comunicação
  • Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
  • Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
  • Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
  • Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas, e prevenção de lesões por pressão