Artigos Médicos

Excesso de exercícios para entrar em forma no verão

Publicada em 09/01/2011 às 12h04

Atividades físicas em excesso ou "mal praticadas" podem causar sérias lesões e uma orientação profissional torna-se indispensável.

Quem quer entrar em forma no verão, a qualquer custo, e fica horas na academia em busca de um corpo perfeito, atenção: o abuso dos exercícios pode causar sérios riscos à saúde. As lesões mais comuns que levam os pacientes aos consultórios dos ortopedistas, passíveis de observação e/ou tratamento, localizam-se nos ombros, joelhos e coluna vertebral, devido, em boa parte dos casos, à sobrecarga dos exercícios executado sem a devida orientação.

A "ânsia" de ter um corpo saudável e perfeito a qualquer custo pode prejudicar, e muito, a saúde. Temos que nos lembrar que todo excesso é prejudicial. A atividade física deve ser iniciada de forma lenta e progressiva, o mínimo possível, e ir aumentando a intensidade pouco a pouco, evitando os aumentos bruscos e repentinos. Todos nós temos um limite individualizado e este limite deve ser sempre respeitado. Os exercícios que servem para uma pessoa, muitas vezes, não servem para outra.

É fundamental, antes de iniciar qualquer prática esportiva, procurar um medico. Ao primeiro sinal de dor, pare os exercícios. Se a dor persistir, mesmo durante o repouso, o médico deve ser procurado e só um especialista fará uma avaliação adequada, preconizando um tratamento específico para cada situação.

Sugiro abaixo algumas medidas preventivas, para quem quer iniciar e praticar atividades físicas neste verão:

- Procurar um médico para uma avaliação inicial de sua condição física;

- Fazer sempre aquecimento e alongamento muscular antes de qualquer atividade física;

- Dar preferência a roupas leves que permitam a transpiração livre;

- Aos adeptos das corridas, procurar usar tênis apropriados e acolchoados para minimizar os impactos provocados nas articulações.

 

Adriano Fernandes Mendes Leite

Adriano Fernandes Mendes Leite

CRM-PB: 4421

Especialidade: Ortopedista e cirurgião de ombro e cotovelo

Mais artigos de Adriano Fernandes Mendes Leite