Artigos Médicos

Fórmulas para emagrecer

Publicada em 18/09/2005 às 00h

O tratamento da obesidade vai muito além do que uma simples administração de uma medicação. Passa por um processo de mudanças de hábitos comportamentais os quais requerem, antes de tudo, uma palavra: "querer", que não basta apenas ser pronunciada, mas colocada na prática diária.

A natureza não dá saltos e toda mudança requer esforço e tempo para que o objetivo possa ser alcançado com sucesso. Mas, na maioria das vezes, fazemos opção pelo mais fácil e não conseguimos a meta, além de trazer conseqUências graves e, Ã s vezes, irreversíveis, como o que ocorre com o uso indevido de fórmulas para emagrecimento.É de conhecimento geral que são freqUentes os abusos na prescrição destas fórmulas, com associação de inúmeros medicamentos, o que aumenta os efeitos colaterais devido a uma interação dos mesmos. Muitas destas formulações contêm inibidores do apetite, hormônios tireoidianos, diuréticos, laxantes, ansiolíticos, antidepressivos, entre outros. São também prescritos fitoterápicos cujos benefícios não foram devidamente comprovados cientificamente para o tratamento da obesidade.

Diante da gravidade do problema, que é nefasto para a saúde dos pacientes, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO) apóiam as mudanças propostas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) nos regulamentos sobre a manipulação magistral de medicamentos em solo brasileiro."
Ângela de Siqueira Figueiredo

Ângela de Siqueira Figueiredo

CRM-PB: 2021

Especialidade: Endocrinologista

Mais artigos de Ângela de Siqueira Figueiredo