Artigos Médicos

Cuidados com a pele durante o verão

Publicada em 08/03/2009 às 00h

Com o verão, as praias e as piscinas tornam-se os pontos favoritos para o lazer. Entretanto, neste período de Sol intenso, é importante a atenção para os cuidados com a pele e para os riscos que os raios solares podem trazer, como o aparecimento do câncer de pele.

A exposição excessiva e constante à radiação ultravioleta dos raios solares é a principal causa para o aparecimento do câncer de pele. Ao contrário do que muitos pensam, pele queimada não é sinal de saúde. O Sol em excesso, ao longo dos anos, também pode causar queimaduras e envelhecimento precoce. O bronzeamento é uma agressão à pele, que reage ao receber uma carga exagerada de radiação solar.

Algumas medidas ajudam a prevenir o câncer de pele. Deve-se evitar a exposição direta ao Sol das 10h à s 16h e usar filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 30, fazendo reaplicações a cada duas horas.

Além disso, é importante usar chapéu e barraca. Se for inevitável a exposição ao Sol durante a jornada de trabalho, deve-se usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas do câncer de pele. No caso de ferimentos que não cicatrizam e que sangram com facilidade, principalmente em áreas expostas ao Sol, como a face, colo, pescoço e braços, deve-se suspeitar de câncer de pele.

O diagnóstico precoce seguido do tratamento correto é de fundamental importância na cura destes tumores.
Anna Luiza Marinho Pereira

Anna Luiza Marinho Pereira

CRM-PB: 4291

Especialidade: Dermatologia

Mais artigos de Anna Luiza Marinho Pereira