Artigos Médicos

Sinusite tem cura?

Publicada em 21/03/2014 às 17h

Na imensa maioria dos casos, a resposta é "sim". Na sinusite crônica, o tratamento pode ser até cirúrgico. A sinusite é uma inflamação das cavidades paranasais (seios da face) causada pela drenagem inadequada da secreção nasal, apresentando congestão nasal, dor facial, sensação de mal-estar e fadiga.

Resfriados que se prolongam por mais de 10 dias com permanência dos sintomas ou que estavam melhorando, mas voltam a piorar depois do quinto dia, devem servir de alerta para que se busque uma avaliação médica. Esses sinais podem indicar sinusite aguda bacteriana, cujo tratamento é basicamente clínico, com soro fisiológico e sprays nasais, analgésicos para melhorar a dor e, eventualmente, anti-inflamatórios e/ou antibióticos.

Se os sintomas persistirem por mais de oito semanas, a doença pode se tornar crônica, que está associada a fatores como desvio de septo, formação de pólipos e degeneração da mucosa, obstruindo as vias nasais e impedindo que a secreção seja adequadamente drenada. Além de prejudicar a qualidade de vida, o problema pode levar a complicações mais graves.

Na maioria dos casos de sinusite crônica, a conduta cirúrgica para remoção do fator obstrutivo é a única alternativa para promover a melhora e reduzir as recidivas. A sinusectomia endoscópica é a técnica mais adotada, sendo minimamente invasiva. O procedimento é feito com o auxílio de um endoscópio, que permite ao médico ter acesso e visualizar de forma ampliada toda a cavidade nasal para a remoção do fator obstrutivo. Mesmo quando não é possível a total remoção do fator obstrutivo, a pessoa tem sua qualidade de vida substancialmente melhorada. Recidivas podem ocorrer, principalmente nas sinusites causadas por fungos e por novas formações de pólipos.

De qualquer forma, a crença popular de que sinusite não tem cura está longe de ser verdade. Tratamentos existem e, ainda que em poucos casos o problema não possa ser totalmente revertido, os benefícios para o paciente são muito expressivos. Acreditar no mito de que não há cura é resignar-se a conviver com a sinusite, seus sintomas e com o risco de doenças ainda mais graves.

 

Camilla Cruz

Camilla Cruz

CRM-PB: 6446

Especialidade: Otorrinolaringologia

Mais artigos de Camilla Cruz