Artigos Médicos

Síndrome do Túnel do Carpo (STC)

Publicada em 11/11/2007 às 00h

FreqUentemente pacientes com queixas de "dor, dormência e formigamento" nos membros são encaminhados para consulta com neurologistas. Não é à toa, afinal esses sintomas são compatíveis com doença de nervos periféricos cuja principal causa é a compressão desses nervos em algum ponto do seu trajeto.

Nos membros superiores há o nervo Mediano. Ele atravessa o punho por um túnel chamado "Canal do Carpo", enquanto dirige-se à mão. Nesse segmento pode acontecer a compressão, já que se trata de uma região delimitada por ossos e por um espesso ligamento que serve de teto para esse túnel. Quando o nervo Mediano está comprimido nesse local, temos a Síndrome do Túnel do Carpo (STC).

A STC é a mais comum, mais conhecida e a mais estudada dentre todas as doenças compressivas de nervos periféricos atingindo hoje, no Brasil, aproximadamente um milhão e seiscentas mil pessoas. Sua causa ainda é controversa, porém seus sintomas são familiares para quem sofre dela. Manifesta-se freqUentemente no período da noite e começo da manhã por dor, sensação de dormência e formigamento na mão, podendo se estender por todo o braço. Pode ser bilateral em um grande número de casos. A predominância é em mulheres, com idade entre 31 e 60 anos e nas pessoas que executam movimentos repetitivos.

Frente a esse quadro clínico e executado o exame físico, o especialista complementa o diagnóstico com um exame chamado Eletroneuromiografia, que mede a gravidade da compressão, norteando o tratamento. Em casos severos, é necessário cirurgia.
Carolina Sydow Cerny

Carolina Sydow Cerny

CRM-PB: 5245

Especialidade: Neurologista e Eletroneuromiografista