Artigos Médicos

Recuperando-se dos abusos carnavalescos

Publicada em 01/03/2009 às 00h

Inicialmente, devemos evitar a "Síndrome da culpa pós-festa" com dietas desnecessariamente restritivas. Para se recuperar dos exageros cometidos no Carnaval, basta você voltar a ter uma alimentação balanceada, reduzindo um pouco as quantidades e praticando exercícios físicos para gastar as calorias adquiridas.

Aconselhamos em média 1,5 a 2 litros de água por dia. Além da água, beba outros líquidos, como chás, sucos e água de coco. Bebidas isotônicas fornecem energia, mas não devem ser usadas de rotina, pois são calóricas. As bebidas estimulantes mascaram a fadiga e devem ser evitadas por diabéticos, hipertensos e cardiopatas, principalmente.

Como estamos no verão, devemos dar preferência a alimentos mais leves (frutas, legumes e verduras), que são saudáveis e refrescantes, dando prioridade a vegetais verde-escuros, melão, melancia, morango, abacaxi e água de coco, além de sucos de laranja e maracujá, pois estes são digeridos mais facilmente e evitam desconfortos intestinais. Também possuem grande quantidade de água, fibras "" que ajudam o funcionamento intestinal - vitaminas e minerais, que desintoxicam o organismo.

Evite alimentos ricos em gordura (as frituras, alimentos industrializados em excesso, feijoada, maionese, etc.) que são muito calóricos e apresentam maior chance de desconforto, diarreia e mal-estar, por terem um processo de digestão mais lento.

Quem exagerou na bebida alcoólica, além de líquidos, deve consumir alimentos ricos em magnésio (castanha, soja, leite, peixe etc.).

Fazer refeições em menor quantidade é o ideal: três refeições principais mais três lanches, com intervalo de 4 horas.

E, nas próximas festividades, lembre-se que o melhor método é não exagerar.
Cecília Neta Alves Pegado

Cecília Neta Alves Pegado

CRM-PB: 3865

Especialidade: Clínica Médica

Mais artigos de Cecília Neta Alves Pegado