Artigos Médicos

Fibromialgia

Publicada em 28/03/2004 às 00h

"A fibromialgia caracteriza-se por ser uma síndrome dolorosa generalizada e crônica, na qual ocorre uma maior sensibilidade aos estímulos dolorosos. A qualidade de vida pode ser prejudicada, assim como o desempenho profissional. No Brasil, ainda não existe levantamento oficial, mas estima-se que mais de 5% da população possa desenvolver a síndrome. A fibromialgia afeta principalmente músculos e seus locais de fixação nos ossos. Não é uma doença inflamatória (artrite) e não causa deformidade nas articulações (juntas).

A dor é o sintoma mais importante na fibromialgia e pode ser severa. Geralmente é sentida em todo o corpo, podendo ser descrita de várias maneiras, dentre as quais ardência, incômodo, rigidez e fisgadas. Em 90% dos pacientes é encontrada fadiga de moderada a severa. Distúrbio do sono, sono não restaurador (paciente acorda cansado) também são freqUentes. Os pacientes com fibromialgia podem apresentar ansiedade, depressão, sensação de dormência e fisgadas nos membros, dor de cabeça de origem tensional e enxaqueca, dor abdominal, com constipação alternando com diarréia (síndrome do intestino irritável), além de modificações temporárias de coloração e temperatura da pele.

Para o diagnóstico de fibromialgia é necessário a presença de dores pelo corpo por um período mínimo de 3 meses associado a 11 pontos dolorosos específicos ao exame físico - Tender Points. Os exames laboratoriais e radiológicos são normais.

O tratamento consiste em programas educativos para ajudar o paciente a entender e manejar a doença, medicações para diminuir a dor e melhorar o sono (analgésicos, ansiolíticos, antidepressivos...), programa de exercícios para fortalecer a musculatura e melhorar a aptidão cardiovascular, técnicas de relaxamento e outras medidas para diminuir a tensão muscular."
Danielle Albino Rafael Matos

Danielle Albino Rafael Matos

CRM-PB: 5249

Especialidade: Endocrinologista

Mais artigos de Danielle Albino Rafael Matos