Artigos Médicos

LER e DORT podem provocar complicações neurológicas

Publicada em 03/07/2005 às 00h

Com o avanço da tecnologia e informatização das empresas, associados ao uso cada vez maior do computador no domicilio, além da industrialização, observa-se uma incidência cada vez maior de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Ortopédicas Relacionadas ao Trabalho (DORT). Estas, por sua vez, podem acometer isoladamente os tendões, articulações, ligamentos, ossos e bolsas articulares (Tendinite, Artrite e Bursite etc.) ou podem também se revestir de maior gravidade, acometendo os nervos periféricos, notadamente o nervo mediano e o nervo ulnar, causando sintomas e sinais característicos. Ambos são nervos do membro superior, responsáveis pela sensibilidade da mão e pela ativação de diversos músculos no antebraço e na mão.

Os sintomas produzidos nas lesões dos nervos periféricos incluem dor, queimação, formigamentos, dormência, sensação de agulhadas, ferroadas, diminuição da sensibilidade nas pontas dos dedos, fraqueza nas mãos e punhos e fadiga. O nervo mediano costuma ser acometido no punho (conhecido como Síndrome do Túnel do Carpo) e o nervo ulnar nos cotovelos. É importante lembrar que as lesões podem ser assintomáticas, ou seja, podem não produzir sintomas, apesar de existirem.

Outro quadro comum, que causa confusão diagnóstica, é a Radiculopatia, que consiste na compressão ou inflamação dos nervos na altura da coluna vertebral. Esse quadro apresenta-se com sintomas semelhantes à queles descritos para as lesões de nervos periféricos, porém com a presença constante de dores cervicais ou lombares, irradiadas para o braço ou perna.

Os exames complementares têm importância grande para a elucidação diagnóstica, principalmente a Eletroneuromiografia - que consiste na avaliação dos nervos e músculos -, a tomografia, a ressonância magnética, as radiografias e certos exames laboratoriais. A fisioterapia, uso de talas, orientações posturais, medicamentos e, eventualmente, cirurgia são os tratamentos em vigor atualmente. Devem-se buscar orientações de profissionais habituados a lidar com os problemas, pois há muita desinformação a respeito."

Eduardo Jose Cunha Magalhães

Eduardo Jose Cunha Magalhães

CRM-PB: 5390

Especialidade: Neurologista