Artigos Médicos

Consulta pré-anestésica é garantia de segurança para o paciente

Publicada em 19/10/2003 às 00h

A realização da consulta pré-anestésica é, sem dúvida, um salto de qualidade para o ato anestésico-cirúrgico. São muitas as fantasias e desinformações sobre a anestesia. O médico anestesista é preparado em centro de ensino e treinamento e capacitado para elucidar as dúvidas existentes. Cabe a ele planejar as melhores técnicas que serão utilizadas em cada paciente. É durante a consulta que o paciente informa seus hábitos, doenças prévias (como asma, alergias, diabetes e hipertensão), uso de medicamentos, antecedentes cirúrgicos e experiência com anestesia e fatos de relevância ocorridos com familiares durante uma anestesia. É válido ressaltar que o consumo de drogas ilegais pode interferir nesse processo.

O exame físico do paciente presume dificuldades que poderão advir no decorrer da anestesia. Na consulta pré-anestésica, o médico também analisa os exames complementares que já foram solicitados pelo cirurgião. Se o anestesiologista julgar necessário, poderá pedir outros.

O conhecimento do profissional durante a consulta pré-anestésica, aliado à s informações claras sobre esse procedimento contribuirão, certamente, para minimizar os riscos, promovendo uma atendimento muito mais qualificado.
Fernando Antônio Florêncio dos Santos

Fernando Antônio Florêncio dos Santos

CRM-PB: 4031

Especialidade: Anestesiologista

Mais artigos de Fernando Antônio Florêncio dos Santos