Artigos Médicos

ConseqUências e tratamento da Acne

Publicada em 15/05/2005 às 00h

A acne é uma doença do folículo pilosebáceo que afeta cerca de 80% dos adolescentes, estando entre as doenças da pele mais freqUentes na sociedade. Entre as causas, pode-se citar a predisposição genética; a contribuição dos hormônios andrógenos, responsáveis pelo aumento da produção do sebo pelas glândulas sebáceas durante a adolescência; a obstrução dos poros, que provoca a retenção do sebo com conseqUente formação dos comedões (cravos); e a participação das bactérias Propionibacterium acnes que contribuem para a inflamação da pele.

Alguns fatores se relacionam à acne, como os emocionais e o ciclo menstrual. Quanto à alimentação, não existe evidência científica. Entretanto, sabe-se que alguns animais têm em suas rações hormônios esteróides, estando seus alimentos e derivados com algum teor destas substâncias.

A acne não tratada pode trazer conseqUências físicas e psicológicas devido ao seu efeito na aparência, possibilitando redução da auto-estima, vergonha e, até mesmo, depressão. O tratamento deste problema evoluiu muito nas últimas décadas com a introdução de novas drogas e procedimentos não invasivos para a correção das cicatrizes remanescentes."
Francilídia Helena Silva Diogo de Lima

Francilídia Helena Silva Diogo de Lima

CRM-PB: 5396

Especialidade: Dermatologista

Mais artigos de Francilídia Helena Silva Diogo de Lima