Artigos Médicos

Atividade física na gestação

Publicada em 11/05/2012 às 16h

Atividade física na gestação

A prática de exercícios físicos proporciona saúde e bem-estar físico e mental na população em geral, conforme já demonstrado em vários estudos.

Especificamente na gestação, essa prática também deve ser encorajada. A atividade física deve ser mantida durante a gestação por aquelas mulheres que já o fazem regularmente e deve ser iniciada por aquelas que ainda não têm esse hábito. Os exercícios regulares no período gestacional evitam o ganho excessivo de peso e as dores na coluna vertebral, previnem varizes e mantêm o condicionamento muscular.

O tempo ideal de exercício na fase inicial é de 15 minutos, três vezes por semana, aumentando gradativamente até 30 minutos quatro vezes por semana, sempre precedido por alongamentos. É importante lembrar que profissionais capacitados devem supervisionar a gestante durante essas atividades. Recomenda-se hidroginástica, natação, caminhada e bicicleta ergométrica. Devem ser evitados os esportes onde há riscos de traumas e perda de equilíbrio. É contraindicado praticar exercícios, principalmente quando há trabalho de parto prematuro, gestação gemelar, hipertensão arterial e sangramento.

No pós-parto imediato, podem ser iniciados programas para exercitar a musculatura do períneo, pois deste modo previne-se a incontinência urinária, devendo-se retornar aos exercícios regulares seis semanas após o parto.

A atividade física moderada durante o período de amamentação não interfere na quantidade e nem na qualidade do leite materno, lembrando que amamentar imediatamente antes do exercício diminui o desconforto nas mamas.

 

Giane Camilo Sarmento

Giane Camilo Sarmento

CRM-PB: 4569

Especialidade: Ginecologista e obstetra

Mais artigos de Giane Camilo Sarmento