Artigos Médicos

Diabetes Mellitus: O que é e o que há de novo?

Publicada em 12/02/2006 às 00h

A glicose (açúcar) é uma importante fonte de energia para o organismo, mas para utilizá-la é necessária a presença da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Com a diminuição na produção ou na ação da insulina, ocorre aumento dos níveis de glicose no sangue, surgindo o Diabetes Mellitus. Certas condições contribuem para isso como hereditariedade e obesidade. O aumento de glicose no sangue leva a complicações graves que podem ocorrer rapidamente, como o estado de coma, e são desencadeadas pela falta da medicação, falta da dieta ou infecções.

O Diabetes ainda é uma das principais causas de amputações de membros, infarto agudo do miocárdio, AVC (derrame cerebral), cegueira e perda da função dos rins que ocorrem principalmente nos pacientes não tratados corretamente. Por isso, é importante o acompanhamento com especialistas. Cerca da metade dos diabéticos não sabem que são portadores da doença e cerca de 20% daqueles que sabem não tratam.

A função do pâncreas diminui durante a evolução do Diabetes, reduzindo a produção de insulina, mas o processo pode ser lentificado com uma dieta correta e atividade física. Existem medicamentos que aumentam a produção ou melhoram a ação da insulina e, quando o pâncreas já não produz mais, o tratamento é com a reposição da insulina. Atualmente existem insulinas mais simples, cômodas e com menor risco de hipoglicemia (queda do açúcar). Um novo medicamento, que está sendo aprovado, aumenta a liberação da insulina e pode recuperar parte da função do pâncreas, além de poder contribuir na perda de peso."
Gizzele Barcellos Damazio Bandeira

Gizzele Barcellos Damazio Bandeira

CRM-PB: 6025

Especialidade: Endocrinologista

Mais artigos de Gizzele Barcellos Damazio Bandeira