Artigos Médicos

Excesso alimentar

Publicada em 24/12/2006 às 00h

Estamos em plena época de confraternizações. Hoje, realiza-se em muitos domicílios a tradicional ceia de Natal. Dentro de uma semana, será a vez do réveillon. São momentos de alegrias, reflexões, planos e expectativas para um ano novo melhor. Geralmente regado a comidas indigestas e gordurosas. Isto pode se constituir em um problema.

Sabe-se que um dos maiores prazeres da vida é o ato de alimentar-se e - é claro! -, se possível, bem. No entanto, isto não significa "passe livre" para praticar excessos. Já dizia o Dalai Lama (líder espiritual do Tibet): "o melhor caminho é o do meio", ressaltando a importância da moderação em nossas atitudes. Naturalmente, pode-se adotar a mesma recomendação para a alimentação, sobretudo nestes encontros festivos do mês de dezembro.

Tenha cuidado com os salgadinhos, petiscos, pernil, embutidos, álcool, dentre outros atrativos das mesas de jantares. Principalmente, se você tem alguma limitação para a digestão de gorduras, lacticínios, ou se apresenta problemas cardiovasculares, renais e ainda se tem restrições para uso de doces e massas, como é o caso dos pacientes diabéticos. Não abuse da bebida alcoólica.

Aproveite a festa de forma saudável, para evitar os transtornos de saúde do dia seguinte, quando se extrapola o racional, sendo os mais freqUentes: náuseas, vômitos, dor de cabeça, cólicas e desconfortos abdominais, diarréia e indisposição física. Nesta situação, procure o seu médico-assistente ou hospital mais próximo de sua casa. Portanto, aproveite o que há de bom na culinária, mas sem exagero, neste final de ano.

Feliz Natal! Feliz 2007!
Heraldo Arcela de Carvalho Rocha

Heraldo Arcela de Carvalho Rocha

CRM-PB: 3304

Especialidade: Gastroenterologista