Artigos Médicos

Alteração da voz

Publicada em 30/01/2005 às 00h

A voz expressa uma das manifestações mais fortes do ser humano, que é a comunicação interpessoal. Através dela, a pessoa evidencia até traços da sua personalidade, do seu humor, dos seus sentimentos. Mas as alterações vocais muitas vezes não recebem a devida atenção das pessoas.

A disfonia significa alteração da voz. Este problema traz desconforto, cansaço na região do pescoço, exige mais esforço para falar, altera o humor e pode ser a primeira manifestação de uma doença mais grave, principalmente em fumantes.

O mais comum é a presença de nódulos nas pregas vocais, popularmente conhecidos como o "calo nas cordas vocais". Os cistos, pólipos, sulcos e outras alterações estruturais também são responsáveis por alteração na voz. A preocupação maior, entretanto, é com o "câncer de laringe", que tem na fase inicial os mesmos sintomas das outras afecções relatadas, ou seja, a "disfonia".

Se o indivíduo tem a voz como seu instrumento de trabalho, a exemplo de recepcionistas, telefonistas, radialistas, cantores, locutores, enfim quem trabalha com atendimento ao público, precisa ter um cuidado especial. Afinal, o sucesso profissional está ligado diretamente a uma boa voz. Ao perceber qualquer alteração vocal, a orientação é procurar um otorrinolaringologista e fazer um exame de vídeo-laringoscopia que, certamente, detectará a causa do problema.
Joni Marcos Souza de Oliveira

Joni Marcos Souza de Oliveira

CRM-PB: 2423

Especialidade: Otorrinolaringologista