Artigos Médicos

Consulta Pré-Anestésica: segurança e conforto

Publicada em 05/10/2008 às 00h

A consulta ao anestesiologista, realizada em consultório dia(s) antes do procedimento cirúrgico, já se torna rotina em cirurgias eletivas. Como o anestesiologista é o médico responsável pelo controle do estado clínico e correção de suas alterações no perioperatório, nada mais coerente que este realize a avaliação clínica no pré-operatório.

As vantagens de promover um encontro antecipado entre o paciente e um anestesiologista já estão bem estabelecidas. O conhecimento prévio do estado físico do paciente e do porte da cirurgia evita realização de exames desnecessários, suspensões de cirurgias na última hora por falta de exames complementares e casos de jejum insuficiente são reduzidos. A medicação pré-anestésica é administrada no horário previamente prescrito evitando transtornos.

A principal vantagem da consulta anestésica, dias antes da cirurgia, é possibilitar um melhor relacionamento entre o paciente e o anestesista. Em um estudo realizado por Macuco, Macuco, Bedin e cols., ficou evidente que o medo do desconhecido é o fator que mais traz angústia para o paciente no que se refere à anestesia. Outra preocupação seria medo de alergias e de choque anafilático. Em uma consulta prévia, em consultório médico, é possível deixar o paciente informado de todas as etapas do procedimento anestésico-cirúrgico, reduzindo sensivelmente o pavor pelo desconhecido.

Por desconhecer que o anestesiologista é o médico clínico responsável pela segurança e conforto do paciente durante e após a cirurgia, muitos acham desnecessária a visita no consultório de anestesia dias antes da cirurgia. O que observamos no dia-a-dia do nosso consultório é que, mesmo aqueles que não apresentam doenças concomitantes, saem extremamente confortáveis e seguros com o procedimento que está por vir.
Onacir Gomes da Silva Filho

Onacir Gomes da Silva Filho

CRM-PB: 4195

Especialidade: anestesiologista