Artigos Médicos

Nódulos hepáticos

Publicada em 30/04/2006 às 00h

Os nódulos hepáticos são como pequenas bolas (tumores) ou esferas que se identificam no fígado dos seres humanos. Na maioria das vezes são encontrados em exames de rotina como a ultra-sonografia do abdome para investigação de diversas queixas, principalmente a dor abdominal. Podem ser de natureza benigna ou maligna, necessitando de avaliação especializada e complementação com outros exames de imagem e, em alguns casos, até mesmo com a biopsia.

Os hemangiomas são os tumores benignos mais freqUentemente encontrados e na grande maioria dos casos não necessitam de tratamento. Os adenomas são nódulos comumente encontrados em mulheres que fazem uso prolongado de anticoncepcionais requerendo tratamento dependendo da situação.

Os nódulos malignos do fígado podem refletir a disseminação de uma outra doença maligna para o órgão (metástases) como os tumores de origem no intestino grosso, entre outros. Podem também aparecer em pacientes portadores de hepatite B crônica e nos indivíduos com cirrose hepática causada pelo vírus da hepatite C (carcinoma hepatocelular).

Felizmente, nos dias atuais, nos pacientes em que é feita a detecção precoce destas lesões e sua diferenciação entre malignas ou benignas (que em alguns casos é difícil e trabalhosa) podem ser oferecidos tratamentos que impedem a progressão da doença."
Pedro Duques de Amorim

Pedro Duques de Amorim

CRM-PB: 5391

Especialidade: hepatologista