Artigos Médicos

Degeneração Mácula Relacionada à Idade

Publicada em 03/12/2006 às 00h

A mácula é um importante segmento localizado na retina responsável, em grande parte, pela nitidez e detalhamento visual. A D.M.R.I. é, justamente, a degeneração dessa região do olho que é a principal causa de cegueira do mundo ocidental, atingindo atualmente 30 milhões de pessoas acima de 50 anos em todo o mundo.

A D.M.R.I. pode atingir um ou dois olhos.Ela é indolor e a sua evolução pode durar semanas, meses ou anos. Inicialmente, os pacientes podem ter as seguintes queixas:

- Ondulação nas linhas retas;
- Letras borradas na leitura;
- Palidez nas cores observadas;
- Presença de flashes na visão.

Essa doença ocorre quando radicais livres, originadas a partir de uma interação entre raios ultravioletas e oxigênio, danificam as células da mácula, causando a formação de toxinas e neovascularização.

Existem dois tipos de D.M.R.I.: o tipo seco (atrófico) e o tipo úmido (cistóide). A maioria dos casos (85% a 90%) são do tipo seco.

Observa-se ainda que o fumo e dieta pobre em vegetais e folhas verdes têm participação importante no aparecimento dessa patologia ocular.

Os danos ocorridos à visão central são irreversíveis, portanto o diagnóstico precoce e a prevenção são importantíssimos. Da prevenção consta:

- O uso de óculos com proteção contra raios ultravioletas;
- Não fumar;
- Fazer exercícios regularmente;
- Fazer uso de suplementação vitamínica sob orientação médica.

Dispomos também de tratamentos que incluem a fotocoagulação por laser e a terapia fotodinâmica. Essa última constitui, atualmente, a maior arma do oftalmologista no tratamento da D.M.R.I.
Socorro Melo Dias

Socorro Melo Dias

CRM-PB: 3626

Especialidade: Oftalmologista

Mais artigos de Socorro Melo Dias