Artigos Médicos

Carnaval: brinque com saúde

Publicada em 18/02/2007 às 00h

É carnaval. Festa apreciada por muitos, mas que poderá trazer grandes transtornos para a saúde se não forem tomados alguns cuidados. Uma boa alimentação é fundamental. O ideal é uma dieta leve, rica em frutas, verduras, legumes, carne magra, arroz, massas e feijão. Evite o consumo de gorduras. Portanto, a famosa feijoada e similares não deverão fazer parte do cardápio nestes dias. Atenção para os frutos do mar e alimentos que poderão deteriorar mais rápido com o calor, como cremes e maionese; e cuidado na conservação dos alimentos. Se estiver na rua, preste atenção no que vai ingerir e, se possível, observe a sua procedência. A aparência e o cheiro dizem muito sobre eles.

É comum a desidratação nesse período devido à perda de líquido através do suor, aumentando o risco se beber, uma vez que o álcool, para ser metabolizado, retira água do organismo. Use e abuse de líquidos. Água, sucos, água de coco, frutas? Não importa, o que vale é colocar líquido no organismo. E não espere ter sede, pois quando ela surge a desidratação já está chegando.

Hoje é comum o uso das chamadas "bebidas energéticas". São uma mistura de cafeína, taurina e vitaminas. Elas agem como estimulante, aumentando a disposição física e diminuindo o sono, mas não fornecem energia. Além do mais, aceleram o ritmo cardíaco e têm açúcar, sendo contra-indicadas para pessoas com problemas do coração e diabéticos.

Se fizer opção por beber, moderação é primordial. Alimente-se bem antes de iniciar, dê um intervalo entre as doses, tomando bastante líquido e ingerindo alimentos leves, mas ricos em carboidratos (para evitar a hipoglicemia) e não misture vários tipos de bebida. Perceba o seu limite. Cada um reage diferente ao álcool. Se não é acostumado, não entre na onda daquele que já é, pois você pode se dar mal.

Um alerta para os pais.

Brinquem, mas não esqueçam seus filhos pequenos e adolescentes. Se você utilizar ou não estas dicas e os problemas surgirem, muita cautela ao lidar com eles. Vômitos e diarréia devem ser tratados com bastante líquido, alimentação leve e repouso. Cuidado com os remédios para dor de cabeça, pois podem piorar o estômago. Se não melhorar com o tratamento caseiro, não deixe de procurar um pronto-socorro para atendimento médico adequado. Divirta-se e tenha um bom carnaval, mas com saúde.

Solange Queiroga

Solange Queiroga

CRM-PB: 2252

Especialidade: nefrologista