Artigos Médicos

A pele e o envelhecimento

Publicada em 31/07/2005 às 00h

O envelhecimento é um processo natural. Como todos os órgãos do corpo humano, também a pele apresenta alterações decorrentes deste processo. Com o passar do tempo, ela vai ficando mais seca e fina, surgem rugas, a flacidez aumenta gradativamente e pode-se observar o aparecimento de manchas.

Microestruturalmente, o que se observa é a diminuição da espessura das fibras colágenas e das células responsáveis pela sua produção, diminuição da elasticidade destas fibras e do conteúdo de água na pele.

Influenciando este processo, existem fatores intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são aqueles determinados geneticamente, enquanto os extrínsecos são aqueles relacionados ao meio ambiente, sobre os quais podemos ter algum controle, como a exposição solar e o tabagismo.

Atualmente, já está bem estabelecido que a exposição à radiação solar ultravioleta é o principal fator ambiental que causa o envelhecimento precoce da pele. Isto ocorre através de um processo cumulativo desde a infância e adolescência, e ocorre em maior ou menor grau dependendo da intensidade e duração de exposição solar e da cor da pele. A influência da exposição solar no envelhecimento é tão intensa que podemos observar na pele das pessoas idosas características distintas nas áreas expostas diariamente à luz solar e nas áreas cobertas. Desta forma, a prevenção através da fotoproteção diária é essencial para frear este processo."
Suzana Kilian Lucena

Suzana Kilian Lucena

CRM-PB: 5747

Especialidade: dermatologista