Artigos Médicos

Anafilaxia - Choque Anafilático

Publicada em 07/05/2006 às 00h

Anafilaxia é uma resposta anormal do organismo, que pode ser de origem alérgica e outros mecanismos, a vários agentes, de forma súbita, grave e com risco de morte. As substâncias mais responsáveis são alimentos, drogas e venenos de insetos. Dentre os alimentos, o leite de vaca, ovo, peixe, crustáceos, amendoim e nozes são os mais envolvidos na reação alérgica. Já as drogas, várias são causadoras, destacando-se: penicilina e outros antibióticos, ácido acetilsalicílico (AAS) e diversos antiinflamatórios, corantes em remédios e alimentos, vacinas, soros de animais, anestésicos,etc. Abelha, vespa, formiga, maribondo são os insetos picadores freqUentemente relacionados.

Os sintomas podem se instalar em torno de 5 a 30 minutos e podem retornar após 8 a 24 horas, variando em formas leves a graves, como: formigamento e coceira no corpo, manchas na pele, inchaço na face, falta de ar, rouquidão até queda da pressão arterial, arritmias no coração, instalando-se quadro grave de choque anafilático.

Porém, quando tratada precocemente os resultados são bons, evitando-se a morte. Logo, é essencial que a família tenha o diagnóstico do agente causador, para com isso evitá-lo, sendo útil o uso de cartão de identificação com o nome da substância a ser excluída e o tratamento a ser usado rapidamente. Tratamento este que a família já deverá estar orientada quanto ao uso da adrenalina injetável e o antihistamínico oral, e ser administrado mesmo antes de chegar ao hospital."
Veriana Márcia da Nóbrega

Veriana Márcia da Nóbrega

CRM-PB: 4876

Especialidade: Alergologia pediátrica

Mais artigos de Veriana Márcia da Nóbrega