A- A+

Blog da Saúde

Expediente na Unimed JP é alterado durante o carnaval; veja como fica

Publicada em 19/02/2020 às 07h
Expediente na Unimed JP é alterado durante o carnaval; veja como fica

O funcionamento das áreas administrativas da Unimed João Pessoa será alterado durante o período de carnaval. Mas, o cliente não deve se preocupar, pois os dois hospitais próprios - Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas - não sofrerão mudança de atendimento. 

Não haverá expediente na segunda-feira (24) e na terça-feira (25) na Operadora, no Núcleo de Atenção à Saúde Sul (NAS-Sul) e na Unidade Guarabira. O Viver Melhor vai ficar fechado de sábado até terça-feira. O Serviço Ocupacional Unimed (SOU) segue o mesmo fluxo do Viver Melhor.

Na quarta-feira (26), a Operadora, o Viver Melhor e o SOU retornam ao atendimento a partir das 12h até as 18h. 

ATENDIMENTO

Veja como fica o funcionamento de cada unidade:

Operadora - Fechará segunda e terça-feira; na quarta, abrirá das 12h às 18h. Na quinta-feira, o atendimento volta ao normal, das 7h às 18h

Intercâmbio- Seguirá o mesmo funcionamento da Operadora

Unidade Guarabira- Fechará sábado, segunda e terça-feira; na quarta-feira abrirá normalmente (7h às 19h)

NAS-Sul - fechará sábado, segunda e terça-feira; na quarta-feira abrirá das 7h às 22h; e na quinta volta ao normal (7h às 22h)

Viver Melhor – fica fechado de sábado a terça-feira e retoma as atividades na quarta-feira, das 12h às 18h.

Serviço Ocupacional Unimed (SOU) – segue o mesmo fluxo do Viver Melhor.

Hospital Alberto Urquiza Wanderley - Funcionamento normal, 24 horas, todos os dias.

Hospital Moacir Dantas - Segunda a Sexta - 7h às 19h e sábado das 7h às 12h

INFORMAÇÕES

Durante o feriado, os clientes que precisarem de informações sobre a Unimed JP podem ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo 0800-725-1200. O SAC funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita. Outra opção é navegar pelo Portal Unimed JP, onde são disponibilizados vários serviços (clique aqui para acessar). 

Saiba como vai ser o funcionamento do Jampa Saúde durante o carnaval

Publicada em 17/02/2020 às 07h
Saiba como vai ser o funcionamento do Jampa Saúde durante o carnaval

O Jampa Saúde, projeto da Unimed João Pessoa para incentivar a prática de atividade física, terá uma pausa esta semana e recesso durante o carnaval. 

Nesta terça-feira (18), não haverá aulas devido à programação de um bloco carnavalesco que vai se concentrar na Praia do Cabo Branco (Altura da Avenida Beira Rio), nas proximidades da área onde se realiza o Jampa. Na quinta (20), a atividade será realizada normalmente.

Já no período do carnaval, o Jampa entra em recesso no sábado (23) e na terça-feira  (25). O projeto voltará a ser realizado na quinta-feira (27).

INCENTIVO

O Jampa Saúde, organizado pelo Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa,oferece, semanalmente, aulas de Ritbox, de treino funcional, além de serviço de saúde. As atividades são gratuitas, ou seja, mesmo quem não é cliente da Cooperativa pode participar. Mas, atenção: é necessário um atestado de aptidão física, fornecido por um clínico geral ou cardiologista, para praticar as atividades.

As aulas do treino funcional ocorrem as terças e quintas, das 17h às 19h, e aos sábados, das 6h às 8h. Já o Ritbox é realizado as terças e quintas, das 18h às 19h. Os serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, são oferecidos aos sábados, das 6h às 8h. Saiba mais informações sobre o Jampa Saúde no Portal da Unimed JP.  

 

 

De olhos bem abertos contra a conjuntivite; veja quais os cuidados

Publicada em 10/02/2020 às 07h
De olhos bem abertos contra a conjuntivite; veja quais os cuidados

Uma das doenças mais comuns no alto verão e também no inverno é a conjuntivite. Isso ocorre porque, por motivos diferentes, essas duas épocas favorecem uma maior aglomeração de pessoas. Se você nunca teve a doença é muito provável que ao menos já tenha conhecido alguém que passou dias com o olho vermelho e lacrimejando. Mas, algumas atitudes são essenciais para prevenir e evitar complicações.

Não é difícil identificar os sinais da conjuntivite. Inicialmente um olho é acometido, mas rapidamente o outro pode ser afetado. Os principais sintomas são vermelhidão, lacrimejamento, inchaço nas pálpebras, coceira e secreção aquosa, sensação de areia ou de ciscos nos olhos e fotofobia (dor ao olhar para a luz). A qualquer sintomaa, um médico deve ser procurado para dar o diagnóstico e tratamento adequados.

A doença pode ser causada por reações alérgicas (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, entre outros fatores); vírus e também bactérias. Nestes dois últimos casos ela pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

A médica cooperada da Unimed João Pessoa, a oftalmologista Carla Christina L. Pereira Bezerra Cavalcanti, explica que o tratamento inicial se faz com compressas geladas, lubrificantes e anti-inflamatórios não esteroidais. Também deve haver o cuidado de lavar sempre as mãos, trocar roupas de cama e não compartilhar utensílios domésticos, evitando contato próximo com as pessoas. “Assim como uma gripe comum, ela é autolimitada, ou seja, tem um tempo determinado para que haja a sua melhora”, complementou Carla Christina.

Ela ressaltou que, dependendo da virulência viral (agressividade do vírus), pode haver intensa inflamação da conjuntiva, com quemose (bolha conjuntival), hemorragia subconjuntival e formação de membranas internas, com duração de até um mês após o seu início. Nos casos mais severos, torna-se necessário o uso de medicações fortes (corticoides tópicos), bem como a retirada regular dessas membranas pelo oftalmologista.

“Por estas razões, a conjuntivite não deve ser desvalorizada com o uso inadequado de medicações, pois há um grande risco de piora do quadro com exacerbação da atividade viral e acometimento da córnea, levando à baixa visual, que pode persistir por meses e até anos após a crise”, afirmou Carla Christina.

Ao ter de conviver com algum parente que adquirido conjuntivite é importante evitar o contato direto com a pessoa e ter o cuidado de limpar todas as superfícies comuns com álcool gel (70%). Lavar com mais frequências as mãos e evitar coçar os olhos também são dicas importantes.

DÚVIDAS COMUNS

O que é conjuntivite?

Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular e a também a parte interna da pálpebra.

A higiene pode prevenir a conjuntivite?

Sim. A higiene é um fator muito importante no tratamento e prevenção da conjuntivite. Deve-se evitar coçar o olho, mas se for manuseá-lo, as mãos devem ser lavadas antes e depois.

A conjuntivite sempre atinge os dois olhos?

Não. É comum a incidência de conjuntivite nos dois olhos, mas se a pessoa efetuar rigorosa limpeza, pode ter só em um.

Com informações da Fundação Oswaldo Cruz

 

 

 

 

Quer parar de fumar? Grupo de saúde da Unimed João Pessoa pode ajudar

Publicada em 07/02/2020 às 07h
Quer parar de fumar? Grupo de saúde da Unimed João Pessoa pode ajudar

Todo mundo quer ter mais saúde e qualidade de vida. Mas, algumas pessoas têm dificuldade para abandonar hábitos nocivos, como o tabagismo. Quem fuma sabe que parar não é assim tão simples. E pensando em ajudar os clientes a largar o cigarro, a Unimed João Pessoa oferece o Grupo Inspire Saúde.

Para o cliente que fuma e quer ganhar mais qualidade de vida, o grupo é um aliado importante. Os participantes contam com cinco encontros e, em cada um, as orientações são transmitidas por uma equipe interdisciplinar, formada por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeira e nutricionista.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Se interessou? Então, se inscreva para a nova turma do Grupo Inspire Saúde, que vai começar no dia 18, das 8h às 11h, no Viver Melhor.

A inscrição no Inspire Saúde é totalmente gratuita e pode ser feita no Portal Unimed João Pessoa, acessando o Canal Viver Melhor. Se preferir clique aqui, se inscreva e saiba mais sobre o grupo. Outra opção é pelos telefones 2106-0430/3506-8700 e presencialmente no Viver Melhor, Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre.

A iniciativa de promoção da saúde da Cooperativa tem como objetivo ajudar na luta contra o tabagismo, a principal causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

BENEFÍCIOS

Confira os benefícios para a saúde de quem para de fumar:

- Dentro de 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam.

- Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.

- De duas a 12 semanas, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.

- Entre um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem. 

- Em um ano, o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade (em relação a um fumante).

- Em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante – cinco a 15 anos após parar de fumar.

- Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.

- Em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante. 

 

Ritbox vira atividade fixa do Jampa; veja como fazer para participar

Publicada em 05/02/2020 às 07h
Ritbox vira atividade fixa do Jampa; veja como fazer para participar

Uma boa notícia para os adeptos do Ritbox, atividade física que une treino, música e dança. Agora, essa modalidade integra definitivamente o Jampa Saúde, projeto da Unimed João Pessoa que incentiva a prática de atividade física.

Durante o mês de janeiro, período em que muitas pessoas entram de férias, essa atividade foi disponibilizada como um diferencial no lugar da zumba, mas ganhou tantos seguidores que ficará permanentemente, sendo realizada toda terça e quinta, das 18h às 19h.

Para quem ainda não sabe,o Ritbox é uma modalidade que proporciona aos seus praticantes sair do sedentarismo de forma dinâmica, divertida e lúdica. A atividade traz muitos benefícios, como ganho de massa, queima de gordura, definição muscular, força, fortalecimento e resistência.

Ficou interessado em participar? Basta comparecer nos dias de atividade, na Praia do Cabo Branco (final da Avenida Beira-Rio). O Jampa é gratuito e aberto ao público, mesmo para quem não é cliente da Cooperativa. A única exigência é que os participares apresentem um atestado de aptidão física, fornecido por um clínico geral ou cardiologista.

TREINAMENTO FUNCIONAL 

O treinamento funcional também é uma atividade física oferecida no Jampa Saúde. São dois circuitos, um para iniciante e outro para quem pratica a atividade regularmente. O funcional é realizado nas terças e quintas, das 17h às 19h; e aos sábados, das 6h às 8h. A orientação é que o participante chegue uma hora antes do encerramento do treino funcional para que possa fazer o circuito completo.

Além das atividades físicas, são disponibilizados serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), aos sábados, das 6h às 8h.

Para saber mais sobre o Jampa Saúde, acesse aqui.