A- A+

Blog da Saúde

Grupo de diabetes da Unimed JP passa por mudança; saiba qual foi

Publicada em 01/11/2019 às 07h
Grupo de diabetes da Unimed JP passa por mudança; saiba qual foi

O Grupo de Educação em Saúde em Diabetes, agora, se chama Saúde na Medida. A mudança de nome foi necessária para seguir a linha de trabalho realizada no programa, que é manter o diabetes sob controle para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

A iniciativa é voltada para clientes da Unimed JP. Através de oficinas, aulas teóricas e práticas são transmitidos conteúdos, durante cinco encontros, que vão contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais saudável. O trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar, formada por médica endocrinologista, nutricionista, enfermeira e psicóloga.

Grupo Saúde na Medida é uma das ações de promoção da saúde da Cooperativa desenvolvidas no Viver Melhor, espaço onde são relizadas as atividades dos grupos de educação em saúde. Esse cuidado permanente que a Unimed João Pessoa dedicado aos cientes, colaboradores e cooperados com diabetes ou pré-diabetes já beneficiou mais de 2 mil pessoas.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

No momento, estão abertas as inscrições para a turma que começará a se reunir no dia 6 de novembro. Para participar, além de ser cliente, a pessoa precisa ter mais de 20 anos de idade e ser portador de diabetes ou pré-diabete.

Internet: CLIQUE AQUI

Telefones: 2106-0430 / 3506-8700

Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)

Atividade física em contato com a natureza; saiba como começar

Publicada em 28/10/2019 às 07h
Atividade física em contato com a natureza; saiba como começar

Já faz tempo que a prática regular de atividade física deixou de ser o método utilizado apenas para a perda de peso. Está comprovado que abandonar o sedentarismo e investir em exercícios reduz o risco de várias doenças, além de melhorar o condicionamento físico e, com ele, a disposição, além de aumentar a oxigenação cerebral, combater o estresse, a ansiedade e até ser indicado para pessoas que sofrem de depressão.

Há estudos que comprovam que praticar exercícios físicos regularmente melhora a memória. Isso sem contar os outros benefícios à saúde como o controle do diabetes, da pressão arterial e do colesterol.

Por outro lado, há pessoas que não associam a prática de exercícios a um lugar fechado como o de uma academia. E para quem quer mexer o corpo ao ar livre, saiba que os benefícios são muitos. A começar que a luz natural do solproduz vitamina D, eleva a melatonina, substância que ajuda, entre outras coisas, a regularizar o sono. E se dormimos melhor, despertamos bem, e temos a possibilidade de ter um dia saudável, com melhora no rendimento e menos estresse. Aliás, vários estudos comprovaram que a prática de esportes ao ar livre é capaz de auxiliar no combate à depressão. Isso porque melhora não só o humor, como eleva a autoestima.

O contato com a natureza, associado aos benefícios da prática regular de exercícios,libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina, contribuindo, dessa forma, para o alívio do estresse, diminuindo a ansiedade, e até auxiliando a ter uma visão mais positiva dentro da rotina.

REGULARIDADE É FUNDAMENTAL

Segundo os especialistas, a melhor maneira para evitar que você desista do exercício na segunda semana é escolher a opção que mais gosta, que lhe dá prazer. Para que você consiga ter uma regularidade nas atividades, não faltam opções. Uma simples caminhada à corrida, passando por andar de bicicleta, pular corda e até andar de patins, podem fazer um bem danado ao seu corpo, sua mente e seu espírito. E então, vamos começar?!

MODALIDADE À SUA ESCOLHA

Confira algumas práticas esportivas que você pode começar a fazer hoje mesmo, arrumando pelo menos 20 minutos dentro da sua rotina diária. Aos poucos, você vai aumentando o tempo, até sentir que os benefícios são tão grandes, que uma hora se exercitando no parque, na praça ou mesmo numa rua arborizada da sua cidade, passa rapidinho.

Mas lembre-se: use roupas adequadas e proteção adequada. No frio, alimente-se de maneira leve, e tome bastante água antes, durante e após o exercício. No calor, atente-se aos horários de exposição ao sol (evita o período das 10h às 16h), use roupas leves, protetor solar e hidrate-se repetidas vezes.

 

CORRIDA: aumenta a produção de endorfina, a sensação de bem-estar e a agilidade. É uma atividade que auxilia na perda de peso e melhora o condicionamento físico. O calçado deve ser escolhido de acordo com a demanda de carga sobre a planta do pé. Um bom amortecedor também é importante. Sentiu dores durante a prática? Procure orientação de um médico.

 

CAMINHADA: ajuda acontrolar a pressão arterial, o diabetes, protege contra demência e ainda emagrece. Isso sem contar que melhora a autoestima, previne doenças cardíacas, permite maior vascularização do cérebro, aumentando o grau de raciocínio e agilidade. Antes de sair andando por aí, escolha um tênis apropriado e confortável.

 

PASSEIO DE BIKE: mantém o corpo todo em movimento, mas principalmente pernas, coxas e braços. É uma atividade que melhora o condicionamento físico e colabora para a perda do excesso de peso. É fundamental o uso de capacete.

 

ANDAR DE PATINS: melhora o condicionamento cardiorrespiratório. É um exercício de menor impacto para o corpo. Por outro lado, aumenta a resistência muscular, traz mais flexibilidade, agilidade e mobilidade articular. Também desenvolve o equilíbrio corporal, auxilia na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, nádegas, abdômen e costas. É importante utilizar equipamentos de segurança, como joelheiras, cotoveleiras e capacete.

 

IOGA: a atividade harmoniza o corpo, a mente e a respiração através de técnicas de respiração, posturas de ioga e meditação. Além disso, a ioga trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, trazendo bem-estar, paz interior e qualidade de vida.

 

 

Unimed JP vai promover circuito de saúde para os clientes a partir dos 60

Publicada em 24/10/2019 às 07h
Unimed JP vai promover circuito de saúde para os clientes a partir dos 60

Manter-se ativo na terceira idade, além de trazer benefícios à saúde do corpo, também é uma oportunidade para ampliar os vínculos sociais e fazer amizadas.

E é isso que a Unimed João Pessoa vai proporcionar ao clientes a partir dos 60 anos. Esse público participará, no dia 12 de novembro, das 6h às 8h, de um circuito de saúde na Praia do Cabo Branco, na altura do final da Avenida Beira-Rio.

O circuito na praia contará com uma aula de alongamento e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia. Ao final, os participantes compartilharão de um café da manhã. A iniciativa faz parte do Grupo de Educação em Saúde 60 + Feliz da Unimed João Pessoa, uma das iniciativas de promoção da saúde da Unimed JP.


INSCREVA-SE!
As inscrições para o circuito na praia podem ser feitas pela internet, telefone ou presencialmente, no Viver Melhor. Veja como:

Internet:CLIQUE AQUI
Telefone: 2106-0430 e 3506-8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)


DIVERSOS BENEFÍCIOS
A prática regular de alongamentos por idosos traz inúmeros benefícios. Entre eles:

  • Aumento da flexibilidade dos músculos e articulações;

  • Redução das tensões musculares;

  • Prevenção de lesões;

  • Mais disposição;

  • Melhora da vitalidade.


 

Gosta de andar de bike? Saiba como participar do 2º Pedal Cooperativo

Publicada em 22/10/2019 às 09h42
Gosta de andar de bike? Saiba como participar do 2º Pedal Cooperativo

A Unimed João Pessoa está apoiando o 2º Pedal Cooperativo da Paraíba, promovido pelo Sistema OCB/Sescoop, que será realizado neste sábado (26), para ajudar à Rede Feminina de Combate ao Câncer. A ação, que faz parte do Outubro Rosa, destinará os alimentos arrecadados durante a inscrição para a instituição.

A concentração terá início às 5h30, no Centro Esportivo V2, em Manaíra. Os ciclistas farão um percurso de 15 km pela orla, passando pelos bairros de Manaíra e Bessa e retornando ao ponto de partida.

As inscrições serão realizadas até a sexta-feira (24), com a doação de 3 quilos de alimentos não-perecíveis (preferencialmente, macarrão, leite em pó e feijão), na sede do Sistema OCB/PB, que é formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba.

O Sistema OCB/Sescoop fica localizada na Avenida Coremas, 498, Centro, João Pessoa, e funciona das 8h às 17h. Os ciclistas também podem se inscrever na Loja Sport Life (Centro Esportivo V2 – sala 2), Av. João Maurício, 945 – Manaíradas 9h às 12h e das 13h às 18h.

Além da Unimed JP, a iniciativa conta com o apoio do grupo Aventureiros do Pedal e a parceria da Federação Paraibana de Ciclismo, Uniodonto João Pessoa, Extremo Turismo e Central Sicredi N/NE. Os donativos serão entregues à entidade beneficiada no dia 30 de outubro. Os donativos serão entregues à entidade beneficiada no dia 30 de outubro.

ANOTA NA AGENDA

2º Pedal Cooperativo da Paraíba

Data: 26 de outubro de 2019
Concentração: 5h30, no Centro Esportivo V2 – Av. João Maurício, 945 – Manaíra
Percurso: 15 km (Manaíra - Bessa- Manaíra)
Inscrições: 3 kg de alimentos não-perecíveis, até o 24 de outubro
Locais de inscrições: Sistema OCB/PB e Centro Esportivo V2

Vista a camisa rosa e venha participar do Jampa especial neste sábado

Publicada em 04/10/2019 às 07h
Vista a camisa rosa e venha participar do Jampa especial neste sábado

Todos os anos, a Unimed João Pessoa promove diversas ações para alertar a população sobre do câncer de mama. As atividades fazem parte do Outubro Rosa, mês em que o mundo todo alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce da doença.

Uma das ações será realizada neste sábado (5) com uma edição especial do Jampa Saúde: o Jampa Rosa. Projeto da Cooperativa, o Jampa tem o objetivo de incentivar a prática de atividade física.

Como acontece aos sábados, das 6h às 8h, na praia do Cabo Branco (na altura do final da Avenida Beira-Rio), serão oferecidos treinamento funcional e serviços de saúde, com a aferição da pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice de Massa Corporal (IMC).

CONSCIENTIZAÇÃO

Nesta edição especial, os participantes serão convidados a vestir camisas rosa, cor símbolo da campanha.Também será colocada faixa conscientizando as pessoas sobre os cuidados com a saúde das mamas.


O Jampa Saúde é realizado todas as terças, quintas e sábados. São oferecidas atividades, gratuitamente, à população, com acompanhamento de profissionais da área de educação física da Unimed JP. Para saber mais sobre a iniciativa, basta acessar o portal da Unimed JP ou clicar aqui.