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Blog da Saúde

Grupo 60+Feliz ganha comemoração de carnaval; veja como foi a folia

Publicada em 13/03/2019 às 15h
Grupo 60+Feliz ganha comemoração de carnaval; veja como foi a folia

Além de receber informações e realizar exercícios de postura e relaxamento, os participantes do Grupo de Educação em Saúde 60 + Feliz da Unimed João Pessoa tiveram uma tarde diferente na última terça-feira (12) no Viver Melhor, um local onde são feitas as atividades de promoção da saúde da Cooperativa. Eles ganharam uma comemoração de carnaval “fora de época”.
Com muita alegria e disposição, os integrantes se fantasiaram, dançaram e cantaram as famosas marchinhas de momo. A sala onde ocorrem os encontros estava toda ornamentada para a ocasião, cheia de adereços carnavalescos, dando o tom da festa.
Essa foi uma forma lúdica de estimular a movimentação do corpo, a interação entre eles, além de reforçar entre eles a alegria e entusiasmo pela vida. Confira abaixo, a opinião de alguns participantes do grupo sobre a atividade.

DEPOIMENTOS

Rivena Gondim, 60 anos – “Esse dia foi maravilhoso, porque recebi explanações sobre as mudanças que vão surgindo no nosso corpo quando envelhecemos e como podemos melhorar a postura. Tem gente que não valoriza essa oportunidade de aprender cada vez mais, porém, eu não falto a nenhum encontro. A comemoração do carnaval também foi muito alegre”.

Maria José dos Santos, 80 anos – “Foi muito boa essa reunião, gostei demais. Estava até com dor na coluna, mas passou. Aprendo muitas coisas importantes nos encontros e hoje falaram sobre como devemos andar corretamente e evitar acidentes. Sem falar da nossa festinha de carnaval. Dancei muito”.

Célia Maria Almeida dos Santos, 69 anos – “Me diverti bastante, pedi para minha filha me ajudar a me arrumar, coloquei esse enfeite pink na cabeça só para vir ao encontro de hoje. Porque a gente tem de se aceitar do jeito que somos e eu sou assim, alegre. Gosto de curtir a vida e me arrumar. Não quero tristeza perto de mim”.

SOBRE O GRUPO

Iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa, o Grupo 60 + Feliz da Unimed JP é direcionado aos clientes e colaboradores da Cooperativa que têm 60 anos ou mais. A finalidade é promover mais saúde e qualidade de vida para esse público da terceira idade através de palestras, dinâmicas e atividades físicas. Os encontros são conduzidos por uma equipe interdisciplinar que conta com psicólogo, educador físico, fisioterapeuta, enfermeira e assistente social. Para saber mais sobre o grupo, CLIQUE AQUI.

Oficina vai ensinar técnicas de alongamento e relaxamento a idosos

Publicada em 06/03/2019 às 07h
Oficina vai ensinar técnicas de alongamento e relaxamento a idosos

Em cada fase da vida é importante manter o corpo em movimento e o equilíbrio emocional, evitando estresses desnecessários. Pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos clientes com 60 anos ou mais, a Unimed João Pessoa vai realizar no dia 8 de abril, no Viver Melhor, a Oficina de Alongamento e Relaxamento.

A atividade faz parte da programação do Grupo 60 + Feliz, iniciativa de promoção da saúde da Cooperativa. Podem se inscrever os clientes da Unimed JP a partir de 60 anos de idade que tenham condicionamento físico e liberação médica para participar da atividade.

O relaxamento influi positivamente na saúde emocional, reduz a ansiedade, melhora a respiração, entre outros benefícios. Já o alongamento traz mais flexibilidade ao corpo, pode aliviar dores musculares, melhorando assim a mobilidade. Então, não perca essa oportunidade de ter mais saúde e qualidade de vida.


COMO FAZER

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet (ACESSE AQUI), por telefone (2106-0430 e 3506-8700) e presencialmente no Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre). Importante: no dia da oficina, o participante deve levar um atestado médico liberando-o para fazer a atividade.

SERVIÇO

A Oficina de Alongamento e Relaxamento será realizada pela enfermeira Brena Stefani Meira Acioly de Sousa, com experiência em atividades integrativas. A atividade será toda prática, com alongamento e técnicas de relaxamento.

Data: 08 de abril

Horário: 8h às 12h
Local: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre, onde ficava a Aliança Francesa)
Vagas: 15
Público-alvo: clientes da Unimed João Pessoa com 60 anos ou mais

Confira as dicas para brincar o carnaval com saúde e bem-estar

Publicada em 01/03/2019 às 07h
Confira as dicas para brincar o carnaval com saúde e bem-estar

No carnaval não faltam oportunidades para cair na folia, mas ninguém pode esquecer da saúde, e isso inclui atitudes simples como a adoção de uma alimentação saudável, da hidratação do corpo, do uso de roupas leves, de sapatos confortáveis, além de outros cuidados. Confira dicas importantes que podem garantir um período de momo com mais bem-estar.

Usar roupas leves e não esquecer de passar o protetor solar são uns dos pré-requisitos para aproveitar a festa com mais conforto e respeito à qualidade de vida. Nessa estação do ano, os termômetros alcançam altas temperaturas em muitas cidades do país, principalmente no Nordeste, por isso, um dos principais cuidados que os foliões devem ter é com a hidratação do organismo.

Aliás, esse é um dos alertas da gastroenterologista Amanda Rosa Leal, cooperada da Unimed João Pessoa. “O corpo precisa estar muito hidratado, intercalando a água ou o suco de fruta com a ingestão de álcool”, orienta Amanda Rosa.

E para aguentar o pique nos dias de festa, vale atentar para a alimentação. Muita gente se empolga em seguir um longo cronograma, repleto de diversão, e acaba relaxando nos intervalos e na qualidade do que consome. Esse ponto, porém, é superimportante. Afinal, ninguém deseja terminar a festa antecipadamente por causa de problemas intestinais, não é verdade?

Segundo Amanda Rosa, devemos fazer refeições leves e nutritivas. “Como saladas, frutas e grelhados, evitando alimentos tradicionalmente ricos em gorduras, que demoram muito mais para serem digeridos”. E atenção: deve-se respeitar as três refeições diárias e não esquecer dos pratos ricos em carboidratos, porque ajudam a manter a energia.

CUIDADOS

Pular, sambar, cantar e fantasiar-se. A magia do carnaval é permitir-se brincar, seja quem você for. E tudo isso é muito melhor quando é feito com responsabilidade e segurança.

Por isso, vale a pena seguir algumas orientações e repassar aos amigos para que a festa seja sinônimo de alegria e de diversão.

Confira, ao lado, as dicas que vão ajudá-lo a aproveitar a folia com muita disposição e sem prejuízos para a saúde.

EVITE EXCESSOS

Em meio ao samba, fantasias e muita extravagância na alegria, vale ter, acima de tudo, equilíbrio quando o assunto for bebida alcoólica. Excessos nesse sentido podem trazer problemas à saúde como os efeitos tóxicos, e ainda provocar brigas e acidentes. Por isso, brinque com responsabilidade.

E quando o álcool é adicionado aos energéticos, a gastroenterologista, Amanda Rosa, lembra que a mistura pode causar arritmias e palpitações, além de atrapalhar o descanso e o sono. Esse último, não deve ser inferior a oito horas diariamente.

E por final, sempre é bom lembrar o uso do preservativo, que não deve ser negligenciado. “Ele é recomendando em todas as relações sexuais, como uma forma segura de prevenir inúmeras doenças, como hepatite viral, sífilis, herpes genital e a AIDS”, reforça a médica.

 

Com informações da Unimed do Brasil

 

 

Entenda o que acontece com o nosso organismo enquanto dormimos

Publicada em 25/02/2019 às 07h
Entenda o que acontece com o nosso organismo enquanto dormimos

Dormir bem é uma das recomendações para quem quer ter uma vida saudável, isso porque o sono é capaz não apenas de restabelecer o corpo e a mente após um período intenso de atividades, mas também contribui para a melhora do metabolismo, para manter o peso sob controle, para o fortalecimento do sistema imunológico, para prevenir doenças e ainda para que haja a regulação emocional e a sensação de bem-estar.

O sono é uma necessidade básica do nosso organismo, assim como beber água ou se alimentar. E para contar com todos os benefícios atrelados a ele, as pessoas devem estar atentas à quantidade e também à qualidade do sono. Além disso, especialistas recomendam que é fundamental manter uma rotina relacionada ao sono, ou seja, estabelecer horários regulares para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana.

Nesse período de inatividade, deitado sobre o colchão, ocorre um processo que envolve complexos mecanismos fisiológicos em diferentes regiões do sistema nervoso central. Enquanto achamos que apenas descansamos, muitas atividades acontecem em nosso organismo.

OS ESTÁGIOS DO SONO

O sono humano é constituído por duas fases distintas: o chamado sono não-REM, que é mais lento, e o sono REM, que tem atividade cerebral mais rápida e é quando acontecem movimentos rápidos dos olhos (do inglês: Rapid Eye Movements, ou REM).

A noite de descanso começa com o sono não-REM, composto por três estágios diferentes:

  • N1 - transição da vigília para o sono mais profundo, porém, ainda um sono leve
  • N2 - desconexão total do cérebro com os estímulos do mundo real
  • N3 - sono profundo, com descanso da atividade cerebral

Eis, então, que chega a vez do sono REM. Nessa fase, há intensa atividade cerebral e movimentos oculares rápidos. É quando acontecem os sonhos e também a consolidação da memória.

Em uma noite completa de sono, um adulto apresenta de quatro a seis ciclos, contendo tanto estágios do sono não-REM como o sono REM. Cada ciclo pode durar uma média de 90 minutos. Evitar ficar acordando várias vezes é importante para que todo o processo ocorra e a pessoa levante restabelecida para começar um novo dia.

O PERÍODO IDEAL

De acordo com o National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, a cada faixa etária existe uma quantidade de horas necessárias de sono por dia. Com o passar dos anos, diminui o tempo ideal na cama para descansar e repor as energias para o dia seguinte. Veja:
 

- Recém-nascido (até 3 meses): de 14 a 17 horas

- Bebê lactente (de 4 a 11 meses): de 12 a 15 horas

- Primeira infância (de 1 a 2 anos): de 11 a 14 horas

- Pré-escolar (de 3 a 5 anos): de 10 a 13 horas

- Fase escolar (de 6 a 13 anos): de 9 a 11 horas

- Adolescente (de 14 a 17 anos): de 8 a 10 horas

- Jovem e adulto (de 18 a 64 anos): de 7 a 9 horas

- Idoso (a partir de 65 anos): de 7 a 8 horas


Com informações da Unimed do Brasil

Jampa Saúde terá uma pausa breve durante o carnaval; veja como fica

Publicada em 22/02/2019 às 16h
Jampa Saúde terá uma pausa breve durante o carnaval; veja como fica

O Jampa Saúde, projeto da Unimed João Pessoa para incentivar a pratica de atividade física, terá uma pausa por causa dos festejos de carnaval. Mas, não se preocupe. Serão apenas três dias.

Na próxima terça-feira (23), o Jampa não serão realizado em virtude da concentração de um bloco de folia de rua na Praia do Cabo Branco, na altura da Beira Rio, local onde são realizadas as atividades.

No período do carnaval, também terá uma breve pausa no sábado (3) e na terça-feira  (5). O projeto voltará a ser realizado na quinta-feira (7).

Projeto da Unimed João Pessoa, o Jampa Saúde oferece, gratuitamente, treinamento funcional, zumba e serviços de saúde (teste de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação do Índice de Massa Corporal). Mesmo quem não é cliente da Cooperativa pode participar.

As atividades ocorrem, regularmente, às terças e quintas, das 17h às 19h30, na Praia do Cabo Branco (na altura do final da Avenida Beira-Rio), e incluem dois circuitos de treinamento funcional. Já a aula de zumba começa às 17h e vai até as 18h. Aos sábados, são disponibilizados dois circuitos de treinamento funcional e os serviços de saúde, das 6h às 8h.

O Jampa é organizado pelo Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa. Para saber mais sobre o projeto da Unimed JP, clique aqui.