A- A+

Blog da Saúde

Unimed João Pessoa anuncia medidas para atender clientes com Covid-19

Publicada em 03/04/2020 às 16h
Unimed João Pessoa anuncia medidas para atender clientes com Covid-19

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) será reservado, preferencialmente, na rede da Unimed João Pessoa, para o atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3) pela diretoria da Cooperativa durante coletiva de imprensa. A expectativa da Unimed JP é estar com uma estrutura pronta para atender entre 220 e 250 mil pessoas, considerando clientes da Cooperativa, de outras Unimeds que se encontrem na Capital e da Cassi.

A entrevista foi concedida pelo presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho; pelo coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Cooperativa, Petrúcio Abrantes Sarmento; e pelo representante do Conad no Núcleo, Luis Antônio Cavalcante da Fonseca.

Gualter Ramalho destacou que, ao se estruturar para uma demanda de até 250 mil pessoas, a Unimed JP diminuiu a sobrecarga do serviço público. Ele explicou que foi definido um fluxo preferencial de atendimento junto à rede credenciada da Cooperativa para grupos considerados mais vulneráveis, como pacientes pediátricos, obstétricos, idosos e oncológicos. As unidades de referência pactuaram este modelo. As informações serão divulgadas para os clientes, de forma detalhada, na próxima semana.

O presidente da Unimed JP esclareceu que o cancelamento das cirurgias eletivas, aliado a estas medidas pactuadas com a rede, irão prover, de forma antecipada e escalonada, o modelo de segurança desejado. Está definido que os clientes não-Covid que procurarem o hospital serão direcionados para a rede, de acordo com o fluxo e tipo de atendimento definidos para cada unidade. A finalidade é deixar o Hospital Alberto Urquiza livre preferencialmente para os casos de Covid-19. “Hoje, o Hospital Alberto Urquiza tem capacidade para as duas demandas. O que estamos fazendo é nos preparar para a necessidade de atendimento”, esclareceu.

No momento, o HAUW tem 55 leitos destinados a pacientes com Covid-19. Diariamente, são realizadas reuniões com análise contínua de indicadores pelo Núcleo Estratégico de Combate à Covid, de forma técnica, para melhor planejar as medidas necessárias.

UNIÃO DE FORÇAS

Gualter Ramalho informou que, logo após ter sido eleito presidente da Unimed JP, no sábado passado (28), já fez a primeira reunião interna para discutir as medidas para enfrentamento à Covid-19. A agenda seguiu no decorrer da semana com reuniões com Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo é compartilhar protocolos e atuar de forma integrada para reduzir custos. Unir forças.

Além da definição do fluxo de atendimento, ele explicou que estão sendo discutidas medidas em conjunto para evitar o trânsito de profissionais de saúde entre os hospitais e otimizar as compras de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Outro esforço conjunto das entidades é a aquisição de testes rápidos para detectar, o quanto antes, se algum profissional foi contaminado.

“Nossa missão é atender os clientes, preservando os profissionais da saúde”, declarou Petrúcio Abrantes Sarmento, coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19.

EPIS: GRANDE DESAFIO

O grande gargalo hoje no enfrentamento à Covid-91, em todo o mundo, é a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Por isso, o isolamento social é fundamental nesse momento.

O médico Luis Antônio Cavalcante reforçou que a finalidade dessa medida é adiar o pico da Covid-19, o que dará tempo para as redes pública e privada se estruturarem, se organizarem, treinarem as equipes e conseguirem os EPIs. “Essa, talvez, seja uma medida salvadora. Quanto menor o pico, melhor”, afirmou.

E é em decorrência da necessidade dos equipamentos de proteção individual que as cirurgias eletivas estão canceladas. É preciso “poupar” as EPIs para estejam disponíveis no caso de necessidade para atendimento a pacientes com Covid-19.

MOMENTO EXIGE CALMA

Durante todo o momento em que anunciaram as medidas, os gestores da Unimed João Pessoa alertaram que os clientes devem ficar tranquilos, pois terão o atendimento garantido no Hospital Alberto Urquiza ou em qualquer outra unidade da rede. O que se está fazendo é organizar o fluxo para garantir assistência resolutiva, eficiente e segura, com base em critérios científicos.

E deve-se evitar pânico. As providências estão sendo tomadas de forma sistemática e planejada. “Estamos nos preparando para um cenário desfavorável para que sejamos surpreendidos de forma positiva”, afirmou Gualter Ramalho.

Mudança no fluxo de entrega de medicação na Unidade de Oncologia

Publicada em 30/03/2020 às 12h
Mudança no fluxo de entrega de medicação na Unidade de Oncologia

A entrega de medicação orais na Unidade de Oncologia e Medicamentos Especiais da Unimed João Pessoa teve mudança de fluxo devido a pandemia do coronavírus. A medida visa dar segurança ao paciente que faz uso deste tipo de remédio, evitando aglomeração.

Os pacientes que fazem uso de medicamentos orais farão a retirada para dois ou três meses de uso. A partir desta segunda (30), os pacientes devem fazer a retirada na sede da Unimed JP. Mas, atenção! Cada paciente receberá um telefonema para agendamento.

Além dos pacientes, um familiar ou responsável poderá pegar o medicamento, desde que esteja de posse de documento com foto do paciente.

É importante lembrar que os medicamentos dispensados dependem do número de guias autorizadas no sistema. Eles serão identificados e acondicionados apropriadamente para cada caso. Além disso, haverá a orientação de uso. Para receber a medicação, ainda é preciso que a receita do médico prescritor esteja atualizada.

O uso do medicamento será monitorado através de telefonemas.

NOVOS PACIENTES

Os pacientes que receberão a medicação pela primeira vez devem passar por uma consulta com a farmacêutica, na Unidade de Oncologia. Depois, seguirão com a mesma estratégia para os pacientes que já faziam uso da unidade. Aquele que é cliente de outra Unimed e recebe a medicação através de intercâmbio, receberão telefonemas para tratar de cada caso.

LISTA DE MEDICAMENTOS

Anastrozol 1mg

Arimidex 1mg

Aromasin 25 mg

Bicalutamida 50mg

Casodex 50mg

Exemestano 25 mg

Femara 2,5 mg

Hydrea 500 mg

Letrozol 2,5mg

Nolvadex 20mg

Tamoxifeno 10 mg

Tamoxifeno 20mg

SERVIÇO:

Telefones de contato: 2106-8660 ou 2106-8661

Endereço da Unimed João Pessoa -  Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 420 - Torre, João Pessoa - PB

Veja as dicas para se proteger do coronavírus ao sair e voltar para casa

Publicada em 25/03/2020 às 07h
Veja as dicas para se proteger do coronavírus ao sair e voltar para casa

Evite sair de casa! Essa é a recomendação para conter o avanço do novo coronavírus e que vai ajudar a salvar muitas vidas. Mas, pode ser que haja alguma necessidade que te obrigue a procurar atendimento médico, comprar um remédio ou mesmo um alimento.

Nesses casos, você tem que tomar todo o cuidado enquanto estiver fora de casa, mas também quando voltar. Atenção! Se precisar ir ao supermercado ou farmácia, escolha horários com menos pessoas. Caso o local esteja cheio, volte depois. 

RECOMENDAÇÕES

Para orientar clientes, listamos algumas recomendações para diminuir as possibilidades do novo coronavírus entrar em sua casa. Como prevenção individual, todos devem continuar lavando as mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar o contato físico. Confira as dicas:

1-   Higienize as mãos antes de entrar em casa. Se isso não for possível, não toque nos objetos dentro de casa antes de lavar as mãos;

2-   Tire os calçados e faça a higiene deles;

3-   Se precisar trazer as roupas para dentro de casa, coloque-as em um cesto para lavar separadamente;

4-   Não cumprimente as pessoas que estão em casa com você, antes de trocar de roupas e lavar as mãos;

5-   É indicado que você tome banho assim que chegar em casa;

6-   Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool 70%;

7-   Mochilas e bolsas de uso diário também devem ser higienizadas;

8-   Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);

9-   Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);

10- Saia de casa com o mínimo de coisas possível. Não utilize bijuterias, anéis, colares, pulseiras, brincos e relógios, pois é difícil fazer a higienização desses objetos. Caso esqueça de tirar esses objetos, ao chegar em casa, faça uma limpeza adequada com álcool 70%;

11-  Se você usa óculos, também faça a higienização deles.

Coronavírus: Unimed JP oferece apoio emocional aos clientes

Publicada em 24/03/2020 às 15h30
Coronavírus: Unimed JP oferece apoio emocional aos clientes

Os clientes da Unimed João Pessoa que precisarem de um apoio emocional nesse período de pandemia do coronavírus (Covid-19) podem ficar tranquilos. Pensando no bem-estar de todos, a Cooperativa está disponibilizando um atendimento exclusivo por telefone para escutar, dar orientações e a atenção necessária para as pessoas se sentirem melhor.

Para ter acesso ao serviço, é só ligar para a Central de Atendimento Coronavírus (2106-0630) criada para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19. Ao ligar, o cliente que precisa de apoio emocional tecla o número 2 e é direcionado para um profissional de saúde especializado.

Qualquer cliente que não esteja se sentindo emocionalmente bem pode dispor do serviço. Ele não é exclusivo só para as pessoas que estão doentes ou com algum familiar acometido pelo vírus, mas para qualquer beneficiário que esteja emocionalmente fragilizado com essa situação. O serviço funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.

ORIENTAÇÕES

Confira abaixo algumas orientações que podem contribuir com cuidado emocional nesse período:

- Estabeleça uma rotina para o trabalho: desorganizar a rotina diária pode provocar sensação de insegurança e angústia. Procure definir horários fixos para o trabalho, incluindo pausas para descanso.

- Estabeleça uma rotina para as crianças: as crianças, mais que os adultos, sentem necessidade de seguir uma rotina para se sentir seguras. Procure definir um cronograma diário de atividades e transmitir a ideia de que a vida continua agradável, ainda que de uma maneira diferente.

- Faça atividades que gosta: procure preencher seu tempo livre com atividades prazerosas, como ler livros e ouvir músicas; hobbies saudáveis contribuirão para aliviar o estresse e ajudarão a manter uma atitude positiva mesmo diante das dificuldades.

- Mantenha-se conectado com as pessoas que gosta, mesmo que virtualmente: um dos benefícios da tecnologia é manter as pessoas próximas, mesmo quando estão distantes fisicamente. Procure receber e oferecer apoio emocional, conversando e interagindo diariamente.

- Cuide do seu corpo: a prática de atividades físicas em casa, como alongamento e dança, é uma estratégia poderosa para manter o bom-humor e afastar o desânimo.

- Tome sol com a janela aberta: procure tomar sol e olhar para espaços abertos da maneira que for possível e segura, sempre respeitando a orientação de manter o isolamento domiciliar. As cores verde e azul proporcionam calma e o sol age como um antidepressivo natural, além de propiciar os benefícios da vitamina D. Importante lembrar que neste período devemos ficar em nossas casas. O momento não é para fazer passeios e sim de recolhimento para proteger a nossa saúde, dos nossos familiares e de toda a sociedade.

Visitas nos hospitais Alberto Urquiza e Moacir Dantas são suspensas

Publicada em 23/03/2020 às 16h40
Visitas nos hospitais Alberto Urquiza e Moacir Dantas são suspensas

A Unimed João Pessoa, sempre atenta ao cuidado da saúde do seu cliente, decidiu suspender todas as visitas nos Hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas. As cirurgias eletivas também não estão sendo realizadas. A medida foi tomada com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
A Gestão de Serviços Hospitalares esclarece que os pacientes internados em apartamentos poderão permanecer com seus acompanhantes. Já no caso de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), as famílias receberão informações da equipe do Hospital, através de ligações telefônicas.

As cirurgias que não são de urgência também foram canceladas. A finalidade é evitar que pacientes e acompanhantes sejam infectados pela Covid-19, causada pelo novo coronavírus. A ação ainda visa garantir a disponibilidade de leitos de internação e de UTI, caso surjam casos graves da doença.

ESTRUTURA MONTADA

A Unimed João Pessoa, desde o mês de janeiro, quando foi notificado o primeiro caso suspeito no Brasil, está tomando as providências necessárias para atender os clientes e esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus. Todos os protocolos e fluxos de atendimento estão em constante adaptação seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

O paciente que procura uma das unidades do Unimed João Pessoa, em caso de suspeita, é encaminhado para o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, onde receberá o atendimento prioritário. Além disso, há alas de isolamento na Urgência e Emergência, nos apartamentos e nas UTI’S.

IMPORTANTE

É importante lembrar, que apesar de o Hospital Alberto Urquiza estar preparado para atender casos suspeitos de Covid-19, as pessoas só devem procurar a unidade em casos de urgência ou emergência. As pessoas com queixas simples devem procurem ajuda do seu médico.

TELEFONE

A Unimed João Pessoa disponibilizou um canal exclusivo para esclarecer qualquer dúvida sobre o coronavírus, causador da Covid-19: a Central de Atendimento Coronavírus. O telefone é o 2106-0630, que funciona das 7h às 19h, de domingo a domingo.