A- A+

Blog da Saúde

Xô, procrastinação: saiba como se organizar para ter qualidade de vida

Publicada em 20/11/2019 às 07h
Xô, procrastinação: saiba como se organizar para ter qualidade de vida

Quem nunca adiou um trabalho até o limite e, depois, teve de controlar o tempo e a ansiedade para dar conta de conseguir entregá-lo no prazo, que atire a primeira pedra. Com tantos compromissos ao longo do dia, é normal que as pessoas deem prioridade àquelas tarefas mais fáceis e práticas e prorroguem a mais complexa de ser cumprida.

A questão se torna um problema crônico, para não dizer uma bola de neve, quando todas as atividades difíceis vão sendo procrastinadas. Pois aí, além da pressão que vai aumentando, esses adiamentos podem interferir também na sua saúde.

O mesmo acontece quando as pessoas passam o dia inteiro trabalhando e, no fim, parece que não fizeram nada, pois não conseguiram finalizar nem um terço do que era combinado. Em ambos os casos, segundo os especialistas, existe a necessidade de um bom planejamento para otimizar o tempo e dar conta de todas as atribuições do trabalho, até para ter mais qualidade de vida.

FALTA DE PLANEJAMENTO PODE LEVAR A DOENÇAS

A constatação de que não se é capaz de dar conta de tudo pode gerar uma grande frustração e acabar provocando sintomas, como cansaço excessivo, baixa autoestima, desânimo. E logo os sinais de doenças físicas também tendem a aparecer: dor de cabeça, hipertensão, gastrite. Tudo isso leva à reflexão de que é preciso se organizar melhor. Segundo especialistas, com o volume de informações que recebemos o tempo todo, além das facilidades tecnológicas, é muito fácil perder o foco. Por isso, para aproveitar melhor o seu dia, o primeiro passo é fazer um planejamento e anotar todos os compromissos em um único lugar.

SIGA AS DICAS

Estabeleça metas. Trace um plano de tarefas que você tem que cumprir, e detalhe tudo que precisa ser feito. Assim, você economiza tempo e não fica parado pensando em qual caminho seguir.

Não deixe para depois. Esse hábito precisa ser mudando o quanto antes. Faça o possível para não adiar os seus compromissos. Em vez disso, planeje-se para fazer o necessário no prazo determinado.

Organize o seu local de trabalho. Executar as tarefas em um ambiente bagunçado pode ser um grande empecilho para você focar e produzir mais. Deixe o seu espaço, a sua sala e, principalmente, a sua mesa em ordem. Mantenha apenas o que é necessário para a execução das suas tarefas. Isso ajudará a prestar atenção apenas no que é importante.

Desconecte-se. Se você não precisa usar a internet para realizar uma tarefa, desplugue-se do que pode desviar a sua atenção. Dessa forma, você não terá o impulso de ficar no WhatsApp ou passeando pelo Instagram ou Facebook, enquanto o trabalho fica na espera.

Comece o dia realizando tarefas menores, de rápida conclusão. Assim, você terá tempo e energia para as atividades mais complexas e demoradas.

Faça uma coisa de cada vez. Precisou interromper uma tarefa? Conclua a outra mais urgente primeiro e, só depois, volte para a anterior. Quem tenta fazer tudo de uma vez, perde de 10 a 15% do seu tempo.

Não abrace o mundo com as mãos. Essa atitude pode atrapalhar bastante o seu desenvolvimento. Tenha em mente que, dificilmente, você conseguirá fazer tudo sozinho. Portanto, delegue funções e se livre das tarefas que não lhe pertencem, fazendo apenas o que está associado à sua função.

Bloqueie a agenda. Se você tem uma atividade importante para ser feita, mas que não é urgente, marque na agenda para realizá-la. Reserve como se fosse uma reunião com tempo para começar e terminar.

Com informações da Unimed do Brasil

 

Empresas têm mais saúde e qualidade de vida com a Unimed João Pessoa

Publicada em 18/11/2019 às 07h
Empresas têm mais saúde e qualidade de vida com a Unimed João Pessoa

A Unimed João Pessoa leva saúde e qualidade de vida para as empresas contratantes, através de várias iniciativas, como palestras, oficinas, grupos e ações em saúde. Só este ano, já foram contempladas com o programa Saúde Corporativa, 35 instituições, com aproximadamente cem iniciativas. Ao todo foram beneficiadas mais de 2,5 mil pessoas.

As ações são realizadas periodicamente por uma equipe preparada para isso, que conta com profissionais de diversas categorias, mas que trabalham em conjunto, como psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, educador físico e assistente social.

Além de atividades no ambiente de trabalho, os colaboradores de empresas contratantes podem para participar dos grupos de educação em saúde no Viver Melhor, espaço onde são realizadas as ações. Atualmente, a Unimed JP conta com cinco grupos voltados para gestantes, pessoas com diabetes ou que estão acima do peso. Também há grupos voltados para pessoas com ansiedade ou estresse, quem quer parar de fumar e para quem está com sessenta anos ou mais e quer aproveitar a vida com mais saúde. Quer saber mais? Acesso a área do Grupo Saúde Corporativa na seção Viver Melhor.

PLANO PARA DUAS VIDAS

E para cuidar bem da saúde dos trabalhadores, basta contratar um plano de saúde empresarial da Unimed João Pessoa. Não importa o tamanho da sua empresa. Agora, a partir de duas pessoas isso já é possível. Essa é uma oportunidade de o empresário, seja ele dono de um empreendimento de pequeno, médio ou grande porte, ter o melhor e o mais completo plano de saúde da Paraíba cuidando da saúde dos seus colaboradores.

COMO SOLICITAR

Para entrar em contato com um dos consultores de vendas, é muito fácil. O interessado pode solicitar a visita (em lugar e horário que achar mais conveniente) pelo Portal da Cooperativa.

Se preferir, a solicitação pode ser feita através dos telefones da Central de Vendas (2106-0440 e 2106-0645) ou diretamente no Departamento de Negócios, na sede da Unimed JP, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 420, na Torre. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Quer saber mais sobre o programa Saúde Corporativa? Leia aqui.

Grupo de diabetes da Unimed JP passa por mudança; saiba qual foi

Publicada em 01/11/2019 às 07h
Grupo de diabetes da Unimed JP passa por mudança; saiba qual foi

O Grupo de Educação em Saúde em Diabetes, agora, se chama Saúde na Medida. A mudança de nome foi necessária para seguir a linha de trabalho realizada no programa, que é manter o diabetes sob controle para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

A iniciativa é voltada para clientes da Unimed JP. Através de oficinas, aulas teóricas e práticas são transmitidos conteúdos, durante cinco encontros, que vão contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais saudável. O trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar, formada por médica endocrinologista, nutricionista, enfermeira e psicóloga.

Grupo Saúde na Medida é uma das ações de promoção da saúde da Cooperativa desenvolvidas no Viver Melhor, espaço onde são relizadas as atividades dos grupos de educação em saúde. Esse cuidado permanente que a Unimed João Pessoa dedicado aos cientes, colaboradores e cooperados com diabetes ou pré-diabetes já beneficiou mais de 2 mil pessoas.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

No momento, estão abertas as inscrições para a turma que começará a se reunir no dia 6 de novembro. Para participar, além de ser cliente, a pessoa precisa ter mais de 20 anos de idade e ser portador de diabetes ou pré-diabete.

Internet: CLIQUE AQUI

Telefones: 2106-0430 / 3506-8700

Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)

Atividade física em contato com a natureza; saiba como começar

Publicada em 28/10/2019 às 07h
Atividade física em contato com a natureza; saiba como começar

Já faz tempo que a prática regular de atividade física deixou de ser o método utilizado apenas para a perda de peso. Está comprovado que abandonar o sedentarismo e investir em exercícios reduz o risco de várias doenças, além de melhorar o condicionamento físico e, com ele, a disposição, além de aumentar a oxigenação cerebral, combater o estresse, a ansiedade e até ser indicado para pessoas que sofrem de depressão.

Há estudos que comprovam que praticar exercícios físicos regularmente melhora a memória. Isso sem contar os outros benefícios à saúde como o controle do diabetes, da pressão arterial e do colesterol.

Por outro lado, há pessoas que não associam a prática de exercícios a um lugar fechado como o de uma academia. E para quem quer mexer o corpo ao ar livre, saiba que os benefícios são muitos. A começar que a luz natural do solproduz vitamina D, eleva a melatonina, substância que ajuda, entre outras coisas, a regularizar o sono. E se dormimos melhor, despertamos bem, e temos a possibilidade de ter um dia saudável, com melhora no rendimento e menos estresse. Aliás, vários estudos comprovaram que a prática de esportes ao ar livre é capaz de auxiliar no combate à depressão. Isso porque melhora não só o humor, como eleva a autoestima.

O contato com a natureza, associado aos benefícios da prática regular de exercícios,libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina, contribuindo, dessa forma, para o alívio do estresse, diminuindo a ansiedade, e até auxiliando a ter uma visão mais positiva dentro da rotina.

REGULARIDADE É FUNDAMENTAL

Segundo os especialistas, a melhor maneira para evitar que você desista do exercício na segunda semana é escolher a opção que mais gosta, que lhe dá prazer. Para que você consiga ter uma regularidade nas atividades, não faltam opções. Uma simples caminhada à corrida, passando por andar de bicicleta, pular corda e até andar de patins, podem fazer um bem danado ao seu corpo, sua mente e seu espírito. E então, vamos começar?!

MODALIDADE À SUA ESCOLHA

Confira algumas práticas esportivas que você pode começar a fazer hoje mesmo, arrumando pelo menos 20 minutos dentro da sua rotina diária. Aos poucos, você vai aumentando o tempo, até sentir que os benefícios são tão grandes, que uma hora se exercitando no parque, na praça ou mesmo numa rua arborizada da sua cidade, passa rapidinho.

Mas lembre-se: use roupas adequadas e proteção adequada. No frio, alimente-se de maneira leve, e tome bastante água antes, durante e após o exercício. No calor, atente-se aos horários de exposição ao sol (evita o período das 10h às 16h), use roupas leves, protetor solar e hidrate-se repetidas vezes.

 

CORRIDA: aumenta a produção de endorfina, a sensação de bem-estar e a agilidade. É uma atividade que auxilia na perda de peso e melhora o condicionamento físico. O calçado deve ser escolhido de acordo com a demanda de carga sobre a planta do pé. Um bom amortecedor também é importante. Sentiu dores durante a prática? Procure orientação de um médico.

 

CAMINHADA: ajuda acontrolar a pressão arterial, o diabetes, protege contra demência e ainda emagrece. Isso sem contar que melhora a autoestima, previne doenças cardíacas, permite maior vascularização do cérebro, aumentando o grau de raciocínio e agilidade. Antes de sair andando por aí, escolha um tênis apropriado e confortável.

 

PASSEIO DE BIKE: mantém o corpo todo em movimento, mas principalmente pernas, coxas e braços. É uma atividade que melhora o condicionamento físico e colabora para a perda do excesso de peso. É fundamental o uso de capacete.

 

ANDAR DE PATINS: melhora o condicionamento cardiorrespiratório. É um exercício de menor impacto para o corpo. Por outro lado, aumenta a resistência muscular, traz mais flexibilidade, agilidade e mobilidade articular. Também desenvolve o equilíbrio corporal, auxilia na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, nádegas, abdômen e costas. É importante utilizar equipamentos de segurança, como joelheiras, cotoveleiras e capacete.

 

IOGA: a atividade harmoniza o corpo, a mente e a respiração através de técnicas de respiração, posturas de ioga e meditação. Além disso, a ioga trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, trazendo bem-estar, paz interior e qualidade de vida.

 

 

Unimed JP vai promover circuito de saúde para os clientes a partir dos 60

Publicada em 24/10/2019 às 07h
Unimed JP vai promover circuito de saúde para os clientes a partir dos 60

Manter-se ativo na terceira idade, além de trazer benefícios à saúde do corpo, também é uma oportunidade para ampliar os vínculos sociais e fazer amizadas.

E é isso que a Unimed João Pessoa vai proporcionar ao clientes a partir dos 60 anos. Esse público participará, no dia 12 de novembro, das 6h às 8h, de um circuito de saúde na Praia do Cabo Branco, na altura do final da Avenida Beira-Rio.

O circuito na praia contará com uma aula de alongamento e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia. Ao final, os participantes compartilharão de um café da manhã. A iniciativa faz parte do Grupo de Educação em Saúde 60 + Feliz da Unimed João Pessoa, uma das iniciativas de promoção da saúde da Unimed JP.


INSCREVA-SE!
As inscrições para o circuito na praia podem ser feitas pela internet, telefone ou presencialmente, no Viver Melhor. Veja como:

Internet:CLIQUE AQUI
Telefone: 2106-0430 e 3506-8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre)


DIVERSOS BENEFÍCIOS
A prática regular de alongamentos por idosos traz inúmeros benefícios. Entre eles:

  • Aumento da flexibilidade dos músculos e articulações;

  • Redução das tensões musculares;

  • Prevenção de lesões;

  • Mais disposição;

  • Melhora da vitalidade.