A- A+

Blog da Saúde

Veja os motivos que vão fazer você tomar mais água a partir agora

Publicada em 30/07/2019 às 07h
Veja os motivos que vão fazer você tomar mais água a partir agora

Bebida indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, a água está presente na rotina alimentar de todas as pessoas. Além de transportar nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos, o líquido também ajuda a regular a temperatura do organismo e a eliminar toxinas por meio da urina, lubrifica articulações, favorece o funcionamento do intestino e tem papel essencial nos processos fisiológicos, como a digestão.

A água representa cerca de 60% do peso de um adulto e, nos bebês, a proporção é maior, chegando a 70%. Como a perda de fluídos ocorre de forma contínua e naturalmente por meio do suor, da urina e das fezes e o corpo humano não tem a capacidade de armazenar água, é preciso substituir essas perdas para manter a saúde em dia. Quando a ingestão não é proporcional ao que é eliminado ao longo do dia, pode ocorrer a desidratação.

É corriqueiro ouvir a recomendação para o consumo médio de oito copos de 250 mililitros por dia, o equivalente a dois litros, mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal de água varia conforme o peso corporal e outros fatores, como as atividades realizadas. Para um homem de 70 quilos, a indicação é de 2,5 litros; já para uma mulher de 58 quilos, é de 2,2 litros.

O líquido é um importante aliado para manter o corpo hidratado, principalmente nos dias mais quentes. Mas, nem todas as pessoas sentem a necessidade de tomar água com frequência. Então, a melhor medida é ter sempre uma garrafa à mão. Conheça alguns motivos que certamente farão você não esquecer de garantir esse benefício para o seu organismo.

 

É ALIADO AO EMAGRECIMENTO

O consumo regular de água coloca os rins para trabalhar e realizar sua função de eliminar toxinas. O líquido natural também favorece a sensação de saciedade e não tem nenhuma caloria. Dessa forma, é um importante aliado para o emagrecimento. Além disso, a ingestão contínua mantém o metabolismo em constante movimento. Se consumida antes das refeições, pode auxiliar na diminuição do apetite.

 

 

 

FAVORECE A APARÊNCIA DA PELE

Como a água promove a revitalização das células e das mucosas, o processo de hidratação vem de dentro para fora e atinge também a pele. A desidratação faz com que ela fique com uma característica mais ressecada e até descascada. Até a elasticidade da pele pode mudar quando falta água no organismo.

 

 

MELHORA A ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES

As vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e C, por exemplo, precisam de uma forcinha da água para que sejam absorvidas pelo organismo. Além disso, de maneira geral, como o sangue leva os nutrientes para as células, o consumo regular de água permite que ele tenha o volume ideal para realizar essa função.

 

 

DESINTOXICA O ORGANISMO

A água mineral pura é o principal aliado para desintoxicar o organismo. Seu consumo intensificado favorece a eliminação de toxinas, como as que são produzidas naturalmente pelos radicais livres e também por fatores externos, como a poluição ou ainda pela má alimentação. Além de estimular o funcionamento dos rins e com isso prevenir infecções urinárias, a água favorece o trânsito intestinal e pode combater constipação. Resumindo: promove uma verdadeira faxina no corpo humano.

 

 

AJUDA A CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos demonstrou que a água sem nenhum aditivo ajuda a controlar a pressão arterial. Isso porque ela determina a densidade do sangue. A falta de água pode levar ao fechamento de capilares sanguíneos e, consequentemente, ao aumento de pressão nas artérias.

 

 

 

Com informações da Unimed do Brasil