Notícias

Alimentação adequada no verão auxilia na hidratação corporal

Publicada em 08/02/2017 às 07h

Saladas, frutas e água são alguns dos alimentos indicados para consumir nos dias quentes Saladas, frutas e água são alguns dos alimentos indicados para consumir nos dias quentes

O verão costuma ser um incentivo para desfrutar de momentos ao ar livre, isso explica porque grande parte da população agenda as férias para este período. Além de pensar em atividades para fazer no verão, é preciso estar atento à alimentação, pois as altas temperaturas afetam o metabolismo do corpo.

Seguir uma dieta saudável e equilibrada, levando em consideração os preceitos do Guia Alimentar para a População Brasileira, é fundamental ao longo do ano todo. Mas, existem também algumas orientações específicas para colocar em prática nos dias quentes.

Conforme o Ministério da Saúde, devido ao aumento da temperatura externa, "nosso metabolismo sofre alteração para se adaptar às altas temperaturas e uma das consequências disso é o aumento da transpiração". Por isso, no verão, a ingestão de frutas, verduras e legumes é ainda mais importante. Esses alimentos auxiliam na hidratação corporal e reposição de sais minerais que foram eliminados com a sudorese.

ALIMENTOS INDICADOS E CONTRAINDICADOS

Em dias de calor, ingerir alimentos com alta densidade energética costuma reduzir a disposição e gerar maior cansaço, além de não repor adequadamente a quantidade de líquido e sais minerais perdidos diariamente. Abaixo estão listadas as opções de alimentos indicados e contraindicados pelo Ministério da Saúde para os dias quentes.

Indicados:

Estas opções são leves e de fácil digestão:

Frutas com alto teor de água (melancia, abacaxi e laranja).

Saladas cruas com vegetais variados (alface, agrião, escarola, rabanete, cenoura, pepino e tomate).

Carne, com pouca ou nenhuma gordura aparente, como frango e peixes.

Água, água de coco e sucos de frutas sem adição de açúcar.

Sorvetes e picolés de fruta.

Contraindicados:

Estas opções têm digestão lenta, demandando maior esforço do organismo:

Preparações gordurosas (feijoada, maionese e frituras).

Sorvetes e picolés cremosos.

Com informações da Unimed do Brasil