Notícias

Aprenda como acondicionar o leite materno da forma correta e segura

Publicada em 18/10/2017 às 07h

Mães que precisam trabalhar ou estudar podem alimentar o bebê com leite armazenado Mães que precisam trabalhar ou estudar podem alimentar o bebê com leite armazenado

O período da amamentação é uma das fases mais importantes na relação mãe e filho. Além de nutrir o recém-nascido, a mulher ainda mantém o contato corporal, o “olho no olho” com o bebê. Porém, se chegou o momento de ficar longe da criança por causa do retorno ao trabalho ou outro compromisso, a lactante não deve se preocupar. O leite materno pode ser retirado, acondicionado e guardado para alimentar o pequeno em qualquer hora do dia.

CUIDADOS DURANTE A PRÁTICA

Porém, para que este alimento não perca nutrientes nem qualidade, são necessários alguns cuidados durante o processo. A “ordenha”, como é chamada a retirada do leite, pode ser feita de forma manual ou através de uma bombinha, que  pode ser adquirida em casas especializadas.

“É fundamental lavar as mãos antes da ordenha, prender os cabelos, retirar relógio, anéis, pulseiras e colocar máscara para cobrir a boca”, orientou a conselheira em Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Abigail Soares Lopes, psicóloga do Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê, uma das iniciativas de promoção de Saúde da Unimed João Pessoa.

De acordo com a psicóloga, a retirada do leite materno deve ser realizada antes do retorno ao trabalho. A medida é necessária para que haja um estoque antes que esta fase se inicie. A prática também é importante para acostumar o bebê à nova realidade.

OFICINA NO ESPAÇO VIVER MELHOR

Para orientar as clientes gestantes ou com bebê penqueno de como realizar com segurança a ordenha, coleta e armazenamento do leite materno, a Unimed JP vai realizar no dia 24, das 14h às 17h, a Oficina de Acondicionamento de Leite, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

Durante a atividade, as mães poderão tirar todas as dúvidas e compartilhar experiências. Ficou interessada? Então faça logo a inscrição, que vai até o dia 23. A oficina faz parte da programação oferecida pelo Grupo Saúde Mãe e Bebê.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Confira abaixo como obter mais informações sobre a Oficina de Acondicionamento de Leite Materno e como se inscrever gratuitamente. Através desses canais, também é possível se informar sobre a programação completa de todos os eventos de promoção da saúde programados pela Unimed João Pessoa para as próximas semanas.

Internet: Clique aqui

Telefone: 3506-8600 e 3506-8700

Presencialmente: Espaço Viver Melhor (Avenida Piauí, nº 445, Bairro dos Estados)

Leite coletado deve ser colocado em um frasco de vidro incolor, com tampa plástica: cuidadosCOMO FAZER A ORDENHA 

  • Antes de tudo, a lactante deve estar relaxada, sentada ou de pé, em posição confortável. Então, deve massagear a mama e aréola, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos.
  • Para retirar o leite com as mãos, a mãe deve colocar o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os dedos indicador e médio abaixo dela. Então, ela deve firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao tronco.
  • Nesta etapa, ela deve apertar o polegar contra os outros dedos com cuidado até sair o leite.
  • Os primeiros jatos de leite devem ser desprezados.  Depois, é só repetir o movimento apertando e soltando a mama.
  • No caso da bombinha manual ou elétrica, basta colocar a peça de sucção no seio e seguir as instruções que acompanham o produto.
  • O material coletado deve ser colocado em um frasco de vidro incolor, com tampa plástica, esterelizado com água quente e guardado no congelador ou freezer.
  • O leite materno congelado tem validade de 15 dias. Se colocado na geladeira, o leite cru só deve ficar por 12 horas.

     

COMO USAR O LEITE GUARDADO

  • Quando for usar o leite materno guardado no congelador ou freezer, deve-se primeiro descongelá-lo na geladeira;
  • Depois é só amornar em banho-maria (água quente em fogo desligado), agitando o vidro lentamente para misturar os seus componentes.
  • Ofereça o leito ao bebê em copinho, xícara ou colherinha.
  • Após alimentar o bebê, a sobra deve ser desprezada.

     

Fonte: Grupo Mãe Bebê da Unimed JP/Sociedade Brasileira de Pediatria