Notícias

Clientes participam de encontro sobre diabetes neste sábado

Publicada em 20/11/2014 às 14h

Todos os anos, a Unimed JP realiza em novembro o encontrão Todos os anos, a Unimed JP realiza em novembro o encontrão

De acordo com o Ministério da Saúde, dos 400 milhões de diabéticos identificados no mundo pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla em Inglês), pelo menos 14 milhões estão no Brasil e aparecem 500 novos casos por dia.

Doença crônica de caráter permanente, o diabetes pode ocasionar diversas complicações se não forem tomados os devidos cuidados. Mas, segundo especialistas, cerca de 60% do tratamento do diabetes é determinado por uma mudança no estilo de vida.

São fatores fundamentais para o controle da doença uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas e fazer uso de medicações se necessário.

No entanto, muitas pessoas não sabem. E é por isso que a Unimed João Pessoa realiza um trabalho permanente com clientes da Unimed João Pessoa mostrando que com hábito simples é possível conviver com o diabetes e ter qualidade de vida. O trabalho desenvolvido pela Unimed através do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes completou dez anos de existência e já beneficiou mais de mil pessoas.

Para comemorar os dez anos do trabalho do grupo e também o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Unimed João Pessoa vai realizar o tradicional Encontro dos Grupos de Educação em Diabetes, conhecido como encontrão, com uma programação especial que inclui homenagens.

O evento, que será realizado no auditório do Sei-PB no Centro, das 7h30 às 13h, contará com palestras de médicos das especialidades de angiologia, oftalmologia e nefrologia.

A Unimed João Pessoa enviou convite para o endereço dos clientes. Assim que receberem, os clientes interessados em participar do evento devem confirmar presença através dos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou pelo e-mail [email protected]. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.

GRUPO

O Grupo de Educação em Saúde em Diabetes (GES em Diabetes) é umas das iniciativas do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP. O programa inclui a realização de quatro reuniões durante um mês (uma por semana), onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens por uma equipe multi e interdisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico.

Cerca de três meses depois das quatro reuniões iniciais, o grupo volta a se reunir para esclarecimento de alguma dúvida. Além de receber informações de profissionais, os participantes ainda têm a oportunidade de trocar conhecimento com outras pessoas.

Após participar de todas as reuniões, o programa tem continuidade com oficinas que são promovidas para abordar alguma novidade na área ou reforçar as informações já transmitidas nos encontros.

O programa é gratuito e exclusivo para clientes da Unimed JP. Para participar do GES, o primeiro passo é fazer a inscrição. Ela pode ser feita on line, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP (clique aqui). Todo o mês a Promoção da Saúde abre uma nova turma para o programa.