Notícias

Confira dicas para controlar o estresse em idosos

Publicada em 18/05/2017 às 07h

Há atitudes e tratamentos que impactam positivamente no controle do estresse Há atitudes e tratamentos que impactam positivamente no controle do estresse

Felizmente, há uma série de atitudes e tratamentos que impactam positivamente no controle do estresse em idosos. O tipo de alívio que pode funcionar melhor depende dos sintomas apresentados pela pessoa. Por exemplo, se a insônia é a fonte do estresse, é aconselhável procurar tratamento para corrigir padrões de comportamento autodestrutivos e pensamentos negativos que estão afetando o sono.

O estresse em idosos pode ter como origem diferentes causas, entre as situações mais comuns estão a necessidade de conviver com doenças crônicas que exigem uma série de cuidados, a adaptação à aposentadoria, a perda do cônjuge, insônia e mudanças financeiras. O estresse crônico eleva o risco de doenças cardíacas, pode desencadear azia, agravar o quadro de diabetes, elevar a pressão arterial e causar insônia, além de tornar as pessoas ansiosas ou preocupadas.

DICAS

Confira formas de controlar o estresse:

  • Não ignorar os sintomas.
  • Praticar atividade física regularmente. Em caso de limitação física, o médico deve ser consultado sobre quais tipos de exercícios são indicados.
  • Participar de grupos e treinamentos que possam ajudar a identificar desejos e a lidar com conflitos.
  • Ter um animal de estimação. Vários estudos abordam os efeitos da redução do estresse ao ter um cão, gato ou outro companheiro animal.
  • Participar de um programa que trabalhe corpo e mente, alguns são desenvolvidos especificamente para idosos.

    Com informações da Unimed do Brasil